NEGÓCIOS

Mármore do Espírito Santo é reconhecido no Mapa do IBGE.

Essa certificação reconhece e atribui qualidade e reputação ao mármore produzido no Sul do ES.

Em 17/06/2015 Referência JCC

O Espírito Santo consta no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, que foi criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio de uma parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e lançado em maio deste ano. Estar presente nesse mapeamento concede o reconhecimento de rocha ornamental do Brasil ao mármore do Espírito Santo e permite a utilização do Selo de Indicação Geográfica (IG), concedido em 2012.

A criação desse mapa permite unificar as informações cartográficas referentes aos selos de qualidade e às garantias de procedência de produtos nacionais, chamados Selos IG, identificando a localização das regiões de origem dos 39 produtos e serviços nacionais certificados.

O Espírito Santo aparece no mapeamento por meio de três municípios. São eles: Cachoeiro de Itapemirim, em função da extração de mármore, Vitória, com o selo Goiabeiras de procedência das panelas de barro e Linhares com seu cacau em amêndoas.

O Selo de IG está atrelado à localização de origem e às condições especiais da fabricação de produtos, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas.

De acordo com o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae ES), José Eugênio Vieira, esse processo tem papel fundamental na melhoria da competitividade e na preservação da biodiversidade contribuindo positivamente para as economias local e nacional e para o dinamismo da região de onde são extraídas as rochas ornamentais.

“A Identificação Geográfica, recebida em 2012, faz com que o mármore cachoeirense se torne ainda mais conhecido e com uma garantia de qualidade única, reconhecido internacionalmente. Compradores de diversos países têm a certeza de adquirir produtos de qualidade, movimentando cada vez mais a economia do nosso estado e fortalecendo a visibilidade do Espírito Santo nos cenários nacional e internacional”, ressaltou o superintendente.

Reconhecimento e qualidade

Ferramenta de marketing e também de identificação da qualidade do produto originário de uma determinada região, a IG agrega uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorizando a área produtora.

O vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Vianna Mameri, acredita que a presença no mapa das IG’s se deve especialmente pelo pioneirismo que o mármore de Cachoeiro tem e que continua sendo mantido pelas empresas localizadas na região, assim, garantindo destaque nacional e mundial para o Estado.

“Existe uma tradição de mais de 50 anos de extração e processos de pedras e rochas. Muitas pedras nossas são exportadas e o mármore abre espaço para o Estado. Nos últimos anos, houve um acréscimo de mármores em obras dos Estados Unidos, por exemplo, que aumentou a demanda. Na região temos tipos variados de mármore que no mercado tem uma aceitação muito grande. Essa IG é um reconhecimento por toda essa qualidade e tradição que o mármore conquistou e mantém até hoje, além de garantir a qualidade na produção e agregar valor ao produto de reconhecimento internacional”, frisou Mameri.

A Cachoeiro Stone Fair

A Cachoeiro Stone Fair deste ano contará com variadas opções de mármore e granito citadas pelo vice-presidente Áureo. A feira, vai apresentar o que há de mais moderno no setor, além de divulgar as inovações em máquinas, equipamentos, insumos e materiais clássicos e exóticos para o segmento. Os interessados podem conferir as novidades durante a feira, que acontece de 25 a 28 de agosto, das 14 às 20 horas, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.

A organização espera reunir em Cachoeiro de Itapemirim, as mais importantes empresas que atuam no segmento de rochas ornamentais do Brasil e do Mundo, no espaço de 30 mil m² da feira. A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze em cooperação com VeronaFiere e promovida pelo Sindirochas e Cetemag.

A expectativa é de que 220 empresas nacionais e internacionais do segmento se reúnam no Sul Capixaba para expor o que há de mais avançado em tecnologia para extração e beneficiamento, além dos mais diversos tipos de rochas naturais clássicas e exóticas, que acompanham e enriquecem as tendências da arquitetura brasileira.

Serviço

Cachoeiro Stone Fair 2015

Data: 25 a 28 de agosto de 2015

Horário: 14 às 20 horas (acesso até 19h)

Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa

Fonte: Asscom Cachoeiro Stone Fair