Max Verstappen vence o GP de Abu Dhabi pela 10º vez na F1

Max Verstappen venceu. Foi a décima vitória do holandês na F1, a segunda da temporada.

Em 13/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação: F1/Twitter

O piloto holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 em 2020, após largar na pole position no circuito de Yas Marina.

Essa foi a 10ª vitória na carreira e a segunda de Verstappen neste ano, numa prova que liderou do início ao fim e na qual chegou à frente dos pilotos da Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas (2º) e do campeão da temporada, o inglês Lewis Hamilton (3º).

O tailandês Alexander Albon, da Rede Bull, foi o quarto, com os pilotos da Mclaren, o inglês Lando Norris, e o espanhol Carlos Sainz, em quinto e sexto, respectivamente.

Fechando as dez primeiras posições, o australiano Daniel Ricciardo (Renault) completou a corrida em sétimo, acompanhado dos franceses Pierre Gasly (AlphaTauri) em oitavo e Esteban Ocon (Renault) em nono, com a décima colocação ficando com o canadense Lance Stroll (Racing Point).

Em sua última corrida pela Ferrari antes de ir para Aston Martin (futuro nome de Racing Point) em 2021, o alemão Sebastian Vettel terminou em 14º.

Já o mexicano Sergio Pérez, que se despede da Racing Point, não conseguiu chegar à bandeirada final ao abandonar na 11ª volta devido a um problema no motor. Candidato à vaga de Albon na Red Bull, Pérez, que na semana passada venceu sua primeira corrida na F1 em dez temporadas, espera que seu futuro seja decidido em breve.

O dinamarquês Kevin Magnussen, que não renovou com a Haas e e que no próximo ano vai correr na IMSA American Endurance Championship, terminou em 18º em sua última aparição na principal categoria do automobilismo mundial.

Em sua segunda corrida neste ano na Fórmula 1, substituindo o francês Romain Grosjean, que se recupera de um acidente no GP Bahrein, o brasileiro Pietro Fittipaldi foi o 19º.

No classificação final do Campeonato de Pilotos, com a segunda colocação em Abu Dhabi, Bottas conquistou o vice-campeonato, seguido por Verstappen.

E graças à quinta e a sexta posições de Norris e Sainz no circuito de Yas Marina, a equipe inglesa Mclaren terminou em terceiro lugar do Mundial de Construtores, superando na última etapa a Haas, atrás da Mercedes (1º) e a Red Bull (2º).

Resultado do GP de Abu Dhabi 

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Alexander Albon (Red Bull/Honda)
5) Lando Norris (McLaren/Renault)
6) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
7) Daniel Ricciardo (Renault)
8) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
9) Esteban Ocon (Renault)
10) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes)
11) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda)
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Charles Leclerc (Ferrari)
14) Sebastian Vettel (Ferrari)
15) George Russell (Williams/Mercedes)
16) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) P.Fittipaldi (Haas/Ferrari)
OUT) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)   

Mundial de construtores

1) Mercedes, 573 pontos
2) Red Bull/Honda, 319  
3) McLaren/Renault, 202  
4) Racing Point/Mercedes, 195  
5) Renault, 181  
6) Ferrari, 131  
7) AlphaTauri/Honda, 107  
8) Alfa Romeo/Ferrari, 8  
9) Haas/Ferrari, 3  
10) Williams/Mercedes, 0   - (AFP - F1Mania)