MOTOR

McLaren cria carro conceito para revolucionar a Formula 1.

Carro conceito para Formula 1 tem foco em segurança e tecnologia.

Em 03/12/2015 Referência JCC

A McLaren mostrou hoje um conceito de carro de Formula 1 desenhado para o futuro. A McLaren MP4-X foi mostrada em uma página especial no site da empresa.

Além de visualmente incrível, o MP4-X serve como um manifesto da McLaren sobre como ela enxerga o futuro do automobilismo e da Formula 1. No site, a empresa disseca aspectos de segurança, engenharia e preocupações ambientais.

No quesito segurança, o que chama mais atenção é o cockpit fechado. A empresa afirma que pensou nisso por conta de acidentes sérios ou fatais para pilotos de carros do tipo fórmula. Aplicação de outras tecnologias no vidro poderiam melhorar a visibilidade em ocasiões de sol muito forte ou de chuva intensa.

A McLaren cita uma frase de um de seus pilotos de Formula 1. “Eu era um dos muitos pilotos que diziam que cockpits abertos tinham que continuar assim, mas eu acho que agora chega. Não podemos continuar com esse tipo de acidente acontecendo tanto quanto nos últimos anos”, afirmou Jason Button, de acordo com a montadora.

Outro ponto importante para segurança é a presença de sensores. Eles poderiam analisar o carro e fornecer alertas antes que qualquer problema grave acontecesse.

A McLaren também analisa a mudança nas fontes de energia para carros. A empresa fala sobre a possibilidade de uso de energias alternativas, como a elétrica, para corridas. A Formula E, categoria somente para carros elétricos, é citada como exemplo.

A empresa explica que o MP4-X usa células para captação de energia solar na superfície externa. Bateria espalhadas pelo carro armazenariam essa energia—as baterias seriam finas e longas, não atrapalhando na aerodinâmica.

A McLaren afirma que toda a parte aerodinâmica é móvel. Com isso, seria simples e rápido fazer mudanças e comportar diferentes fontes de combustível, entre outras inovações tecnológicas.

O carro, vale lembrar, é apenas um conceito. Não existe nenhuma previsão de que ele corra na Formula 1, ou que a categoria adote cockpits fechados.

Fonte: Exame