EDUCAÇÃO

MEC bate recorde na autorização para educação superior em 2021

São 436.358 vagas para a modalidade Educação a Distância (EaD) e 159.840 para presenciais.

Em 10/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Houve recorde também de portarias publicadas nos últimos sete anos pela Secretaria do Ministério da Educação. Um total de 2.022 portarias foram publicadas no DOU, durante o ano.

O Ministério da Educação (MEC) registrou a marca de 596.198 mil novas vagas autorizadas no ano de 2021 para a educação superior brasileira. Desse total, 436.358 são vagas ofertadas na modalidade Educação a Distância (EaD) e 159.840 para cursos presenciais. Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é o maior número de vagas de cursos superiores autorizadas desde o ano de 2015. 

Além da autorização de novos cursos, também houve recorde de portarias publicadas nos últimos sete anos pela Secretaria do Ministério da Educação. Um total de 2.022 portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), durante o ano.

O balanço das ações realizadas pela Seres em 2021 aponta que o MEC também registrou bons índices nos atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso. Foram 925 cursos reconhecidos e 8.214 cursos com renovação de reconhecimento.

O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Almeida, afirma que esses números mostram o avanço da educação superior no país, resultado de um trabalho intenso, em equipe.

“O ano de 2021 foi o ano da retomada na educação superior. Acreditamos que 2022 se consolidará como o ano da educação em todos os níveis.”, destaca. 

O Secretário ressalta que a Seres seguirá trabalhando, incansavelmente, para agilizar os processos de credenciamento, recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como na autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.

“Elevaremos a qualidade do ensino superior, por meio da expansão de cursos e instituições, em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais e pelos parâmetros de qualidade de cursos e instituições.”, conclui. (As informações são do Ministério da Educação)

Leia também:

Projeto Tutoria Pedagógica continua e será ampliado em 2022
ES anuncia 51 mil vagas em cursos do Programa Qualificar
Escolas têm até 17 de março para se inscrever na Obmep
Ano letivo de 2022 começa cheio de novidades em Vitória
Governo entrega 25 mil chromebooks para alunos da EJA
Cmei de madeira ganhará nova sede sustentável em Nova Palestina
Unidades de ensino vão acolher crianças e bebês a partir do dia 7
Aulas na rede municipal de João Neiva iniciam na segunda (07)
A biblioteca Pública de Aracruz tem mais de 23 mil títulos
Serra começa 2022 com cuidadores da Educação Especial
MP pede que escolas exijam teste de alunos e professores

TAGS: 
RECORDE | EDUCAÇÃO SUPERIOR | MEC | AUTORIZAÇÃO | EaD | PRESENCIAL