POLÍTICA CAPIXABA

Menos de 5% dos eleitores de Vitória já fizeram cadastro biométrico.

Procedimento que vai até março é obrigatório para eleitores da capital.

Em 21/11/2015 Referência JCC

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) começou a fazer o cadastramento biométrico dos eleitores de Vitória, mas até esta sexta-feira (20), apenas 11.183 pessoas tinham realizado o cadastro. O número corresponde a 4,3% do total de 257.310 eleitores da capital.

A coleta de assinatura, digitais e foto começou no dia 13 de outubro e termina no dia 27 de março de 2016. O procedimento é obrigatório para todos os eleitores de Vitória. Quem não comparecer aos cartórios eleitorais do município no prazo terá o título cancelado.

Os eleitores também terão o cancelamento do CPF, serão impedidos de tirar passaporte, participar licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.

O recadastramento pode ser feito nos três cartórios de Vitória: no Centro, na Praia do Suá e em Jardim Camburi. O horário de funcionamento é de 11h às 18h e de segunda a sexta-feira. O eleitor precisa agendar o atendimento no site do TRE.

Documentos
Para o cadastro biométrico, o eleitor precisa levar ao cartório eleitoral um documento oficial de identificação e comprovante de residência. Carteira de Habilitação não poderá ser usada como documento de identificação.

Biometria
Vitória será a segunda cidade da Região Metropolitana a contar com a identificação por meio da digital para a votação nas eleições de 2016. Viana já possui o sistema desde as eleições de 2012.

Até março, outras 13 cidades do interior do Espírito Santo também terão mudanças na identificação eleitoral no próximo pleito.

Serviço
Locais

01ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro)
52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá)
56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul).
Os endereços podem ser conferidos no site do Tribunal de Justiça.

Horário
11h as 18h, de segunda a sexta-feira.

Período
13 de outubro de 2015 a 27 de março de 2016.

Fonte: G1-ES