ECONOMIA NACIONAL

Mercado Financeiro já avalia corte de 0,75 ponto para a Selic

A decisão não apenas foi dividida, como divergiu das expectativas da maioria dos analistas.

Em 04/08/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Apesar da decisão dividida, o comitê informou que seus membros, “unanimemente”, preveem reduções da mesma magnitude nas próximas reuniões.

A decisão anunciada na quarta-feira, 2, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) sacramentou no mercado a avaliação de que o ritmo de cortes de 0,5 ponto porcentual da taxa Selic por reunião do colegiado será a “velocidade de cruzeiro” do ciclo de afrouxamento. Mas, entre economistas, há quem já veja espaço para aceleração do ritmo a 0,75 ponto à frente – uma aposta que pode, inclusive, crescer no mercado de juros, conforme apurou o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O colegiado reduziu os juros em 0,5 ponto porcentual, de 13,75% para 13,25%. A decisão não apenas foi dividida, como divergiu das expectativas da maioria dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast: de 88 instituições, 62 (70%) esperavam corte de 0,25 ponto, ante apenas 26 (30%) que previam baixa de 0,50. Essa foi a primeira divergência entre o Banco Central e o consenso do mercado desde março de 2021.

>> Queda da Selic barateia pouco crédito e prestações, diz Anefac

Apesar da decisão dividida, o comitê informou que seus membros, “unanimemente”, preveem reduções da mesma magnitude nas próximas reuniões. Como resultado, instituições como Banco BV, Barclays, BNP Paribas, G5 Partners e Warren Rena diminuíram suas projeções para a taxa Selic no fim de 2023, de 12% para 11,75% em todos os casos. As revisões incorporam a baixa 0,25 ponto porcentual maior do que o esperado em agosto, seguida por cortes de 0,5 ponto nas reuniões do Copom de setembro, novembro e dezembro. O diretor de pesquisa para América Latina do BNP Paribas, Gustavo Arruda, classificou a decisão como um “corte hawkish”, ou duro, por conta do esforço da autoridade monetária para sinalizar um ritmo contido para os próximos ajustes.

O economista da ASA Investments Leonardo Costa avalia que uma redução em 0,75 ponto porcentual já na próxima reunião do Copom não pode ser descartada. (Estadão Conteúdo https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)

Leia também:

Queda da Selic barateia pouco crédito e prestações, diz Anefac
Corte na Selic dá alento e mostra direção certa do governo
Copom reduz juros básicos da economia para 13,25% ao ano
Brasil tem taxas de juros mais altas do mundo, diz Lula
Taxa de juros do cartão de crédito vai "cair muito", diz Haddad
Haddad cita possível corte de 0,5 ponto percentual nos juros
Tesouro começa a vender títulos voltados para a educação
Produção de petróleo e gás natural em junho registra recorde
Pesquisa do IBGE diz que produção industrial cresce 0,1%
Copom inicia reunião sob expectativa de queda dos juros

TAGS:
MERCADO FINANCEIRO | SELIC | DECISÃO | CORTE | PONTO