POLICIA

Mexicano "El Chapo" é transferido a prisão na fronteira com os EUA.

Transferência não tem relação com extradição aos EUA, diz advogado.

Em 07/05/2016 Referência JCC

O traficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como "El Chapo", foi levado de maneira inesperada na madrugada deste sábado (7) a uma prisão de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos, como parte de um protocolo de segurança, disse à agência France Presse uma fonte da Comissão Nacional de Segurança.

A transferência de Guzmán, em meio a um importante dispositivo militar, obedece "unicamente a protocolos de segurança como parte de uma rotação de réus" que é feita normalmente, disse um funcionário que pediu o anonimato.

O traficante chegou de madrugada ao aeroporto de Ciudad Juárez, fortemente vigiado por 150 policiais federais que chegaram pouco antes em três aviões da Comissão Nacional de Segurança. "El Chapo" foi transferido em um helicóptero do terminal aéreo ao Centro Federal de Readaptação Social Número 9, localizado no sul de Ciudad Juárez.

Embora esta prisão não esteja classificada entre as de segurança máxima do México, tem uma área destinada a réus de alta periculosidade e é "uma das mais seguras", indicou a fonte à AFP.

Em entrevista a uma rádio local, o advogado de "El Chapo" confirmou a transferência e precisou que a operação não tem relação necessariamente com o processo de extradição do narcotraficante aos EUA, segundo o jornal "El Excelsior".

"El Chapo" estava detido na prisão de segurança máxima de El Altiplano, a 90 km da capital. O processo de extradição aos EUA teve início no dia 10 de janeiro depois que a Interpol México executou formalmente duas ordens de prisão, informou a Procuradoria Geral.

O líder criminoso, ex-líder do cartel de Sinaloa, fugiu em julho de 2015 da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial. Ele foi recapturado em janeiro num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México.

 

Fonte:G1