ECONOMIA CAPIXABA

Milhões de capixabas podem ser beneficiados com Cadastro Positivo

Consumidores que estiverem em dia com suas contas podem ser recompensados.

Em 30/04/2019 Referência JCC, Juliana Gonçalves

Divulgação

A inclusão automática de consumidores considerados “bons pagadores” no Cadastro Positivo pode beneficiar quase 3 milhões de capixabas - número corresponde a 91,2% da população adulta do estado do Espírito Santo, segundo dados da Serasa Experian. A nova lei que torna automática a inclusão de consumidores no banco de dados foi sancionada neste mês pelo presidente Jair Bolsonaro e começa a valer em julho.

A medida surge para criar uma nova identidade para os bons pagadores no mercado de crédito. Inscritos que estiverem em dia com IPVA, luz, água e fatura do cartão, por exemplo, serão recompensados com melhores condições de pagamento e menores taxas de juros. 

Se estendido para o cenário nacional, o sistema deve beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros. Outro dado importante do estudo da Serasa Experian é o de que consumidores adimplentes, com as contas em dia e sem acesso ao crédito, poderão ser incluídos no banco de dados – são cerca de 22 milhões em todo o Brasil nessa condição atualmente. 

Criado em 2011, o Cadastro Positivo reúne informações sobre pagamentos em dia e empréstimos quitados e serve de referência para agentes econômicos, mas antes era exigida a autorização prévia do consumidor. 

“Hoje, o consumidor é avaliado apenas pelo cadastro negativo, ou seja, aquilo que ele deixou de pagar. Agora, a avaliação dele passa a levar em conta um histórico de crédito”, avalia o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, Elias Sfeir.

A nova lei prevê que os consumidores devem ser alertados sobre a disponibilização dos seus dados em até 30 dias. Outra ponto estipula que as informações só podem ser compartilhadas dois meses após a abertura do cadastro.

Poder de crédito

Ainda segundo o estudo da Serasa Experian, a adoção do Cadastro Positivo pode movimentarcerca de R$ 1,3 trilhão na economia do país.

Para o deputado federal Da Vitória, do Cidadania do Espírito Santo, a medida é um avanço para quem sempre esteve com as contas em dia. “A minha interpretação do voto foi pela proteção e também por entender que vai beneficiar as pessoas que são adimplentes, que cuidam da sua vida enquanto compromisso contratual, proteger os bons pagadores e promovê-los”, defendeu.

O novo Cadastro Positivo passa a valer em julho deste ano. Vale lembrar que mesmo quem está com o nome negativado pode participar, ou seja, suas contas pagas em dias também poderão ser consideradas. 

Dependendo da política financeira do seu banco, por exemplo, você pode conseguir taxas de juros melhores do que alguém que não tem o Cadastro Positivo.

O texto da nova lei teve origem no Senado, foi modificado na Câmara e precisou passar por nova análise dos senadores, concluída no mês passado.