TEMAS GERAIS

Milho é homenageado no calendário brasileiro: 24 de maio.

Cereal importante na alimentação do brasileiro, o milho ganhou um dia especial no nosso calendário.

Em 14/05/2015 Referência JCC

Cereal importante na alimentação do brasileiro, o milho ganhou um dia especial no nosso calendário: a presidente Dilma Rousseff instituiu o Dia Nacional do Milho, que será comemorado em todo 24 de maio.

O milho é o terceiro cereal mais cultivado do mundo e a mais antiga espiga de milho conhecida é datada de 7000 anos a.C.¹

Seu nome, de origem caribenha, significa “o sustento da vida”. ² A origem de seu nome aliada ao fato de que o milho está presente no dia a dia de grande parte da população mundial faz sentido já que, assim como todo cereal, o milho é rico em carboidratos e, com isso, torna-se um dos integrantes da base da alimentação e responsável por fornecer energia de boa qualidade. Uma vantagem em relação aos outros cereais é que, durante a industrialização, a casca não é removida, preservando fibras e nutrientes como vitaminas B1 e B2, vitamina E e minerais como fósforo, potássio e zinco.

O cultivo do grão possui diversos destinos, o que faz dele um produto de grande interesse econômico. Segundo o Ministério da Agricultura,³ o principal destino da safra são as indústrias de rações para animais. Além do consumo animal e humano, o milho (planta, espiga e grão) pode ter finalidades que poucos imaginam, como produção de balas e chicletes, sorvete, cerveja e outras bebidas alcoólicas, rótulos, embalagens, adesivos, medicamentos, etanol4 etc.

No campo da alimentação humana, as variedades do milho incluem espigas frescas, milho em conserva e o milho seco, que pode ser amarelo ou branco, quebrado ou inteiro. Essas diferentes formas permitem que ele possa se encaixar em diversas preparações, como pipoca, curau, pamonha, canjica, canjiquinha, bolo de fubá, entre outras.

É importante lembrar que o modo de preparo dos alimentos interfere diretamente em sua qualidade nutricional. As preparações que fazem adição de ingredientes extras como açúcar, leite condensado, óleos e gorduras e sal devem ser evitadas. Portanto, bolos e doces, milho em conserva, milho cozido com manteiga e pipoca de micro-ondas devem ser consumidos com moderação. Para acabar com a fome e garantir a saciedade entre uma refeição e outra, o milho cozido sem manteiga ou a pipoca estourada em ar quente são opções de lanche saudável que o Vigilantes do Peso recomenda.

Seguem algumas receitas preparadas com milho do Vigilantes do Peso:

Milho Grelhado com Especiarias

Ingredientes

1-2 jatos de óleo em spray

6 espigas de milho médias

1 C.S. de manteiga light

3 c.c. de suco de limão

1 c.c. de páprica

1/8 de c.c. de sal

3 C.S. de cebolinha picada

Modo de preparo

1. Acenda a churrasqueira ou, se for elétrica, preaqueça. Posicione o milho na grelha e cozinhe, virando ocasionalmente, por aproximadamente 10 minutos, até que pontos carbonizados comecem a aparecer e o milho esteja macio.

2. Enquanto isso, numa tigela para micro-ondas, junte a manteiga, o suco de limão, a páprica e o sal. Derreta por cerca de 20 segundos no micro-ondas.

3. Espalhe a mistura da manteiga sobre as espigas de milho e salpique com a cebolinha. Rende 1 espiga de milho por porção.

ProPontos / porção: 3
Porções: 6
Porção: 1 espiga de milho
Tempo de preparo: 20 min
Dificuldade: baixa

Creme de Milho

Ingredientes

2 c.c. de manteiga com sal

¼ de xíc. de cebolinha picada

2 xíc. de milho fresco cozido (ou enlatado em água, drenado)

1 C.S de farinha de trigo sem fermento

1 xíc. de leite desnatado

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino preta moída

3 C.S. de queijo parmesão ralado light

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebolinha e mexa por aproximadamente 2 minutos, até amaciar. Acrescente o milho e cozinhe por 1 minuto, até aquecer por inteiro. Adicione a farinha e mexa para envolver todo o milho e a cebolinha. Junte o leite e aqueça até ferver.

2. Reduza para fogo baixo e cozinhe, sem tampa, por aproximadamente 10 minutos, até a mistura ficar macia. Retire do fogo, tempere a gosto com sal e pimenta e adicione o queijo ralado por cima. Rende ½ xíc. por porção.

ProPontos / porção: 4
Porções: 4
Porção: ½ xíc. do creme de milho
Tempo de preparo: 25 min
Dificuldade: baixa

Referências:

¹ CIB, Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Guia do Milho Tecnologia do campo à mesa. Julho de 2006. Disponível em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_do_milho_CIB.pdfAcesso em: 02 de fevereiro de 2015.

² ARAUJO, Clenio. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete-Lagoas- MG). Grão em Grão. Ano 02, edição 07, maio de 2008. Disponível em: http://www.cnpms.embrapa.br/grao/7_edicao/grao_em_grao_materia_03.htmAcesso em: 02 de fevereiro de 2015.

3  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Governo Federal. Milho. Disponível em:  http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/milho

4  GARCIA, João Carlos. MATTOSO, Marcos Joaquim. DUARTE, Jason de Oliveira. CRUZ, José Carlos. MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Aspectos Econômicos da Produção e Utilização do Milho. Circular Técnica 74, ISSN 1679-1150. Sete Lagoas, MG. Dezembro de 2008. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/producaoutilmilho_000fghw1d5602wyiv80drauenaku42b6.pdf

5  EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Indicações Técnicas para o Cultivo de Milho e Sorgo no Rio Grande do Sul Safras 2013/2014 e 2014/2015.  Disponível em: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/livros/livro-indicacoes-milho-sorgo.pdf

6 MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPA, Secretaria de Política Agrícola. IICA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Série Agronegócios. Cadeia Produtiva do Milho. Volume 1. Janeiro de 2007. Disponível em:  http://orton.catie.ac.cr/REPDOC/A4927P/A4927P.PDF

Por Agência Arteiras