MEIO AMBIENTE

Ministério do Meio Ambiente é exemplo para o Ceará.

Gestão do MMA possui iluminação mais econômica.

Em 03/09/2015 Referência JCC

O governo do Ceará (CE) vai usar o modelo de eficiência energética do Ministério do Meio Ambiente como exemplo para boas práticas nos edifícios da administração direta e indireta em todo o estado. No dia 29 deste mês, a coordenadora do projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil (3E), do MMA, Alexandra Maciel, estará em Fortaleza para falar sobre a iniciativa do governo federal.

“O governo do Ceará lançou neste ano um plano cuja meta é a redução de 20% dos gastos com água e energia nos prédios da administração pública”, explica o geólogo Felipe Monteiro. Ele conta que os cearenses também se inspiram na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), também do MMA, para alcançar as mudanças desejadas no estado.

“Temos recebido várias demandas de técnicos que desejam replicar a experiência do projeto 3E na administração pública”, relata Alexandra Maciel. Em Fortaleza, ela vai contribuir com o primeiro seminário que será realizado para prestar informações aos técnicos das instituições da administração direta e indireta do Ceará.

A reforma que será feita no prédio do MMA é uma das iniciativas do 3E. O projeto, antes mesmo de ser executado, também já recebeu a etiqueta “A” de Eficiência Energética, concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

O planejamento foi feito basicamente na observação das contas mensais de pelo menos um ano de consumo de energia elétrica e no levantamento do regime de funcionamento dos equipamentos instalados.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente