MEIO AMBIENTE

Ministro diz que abastecimento será retomado em breve em Colatina.

Ele acredita que a captação de água pode retornar na próxima semana.

Em 21/11/2015 Referência JCC

O ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse que a captação de água do Rio Doce em Colatina, no Noroeste do Espírito santo, poderá ser feita novamente a partir da próxima semana.

Ele esteve em reunião no município nesta sexta-feira (20), junto com o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Gilo e o Secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, além do prefeito da cidade e representantes do governo estadual.

Durante a reunião, Occhi detalhou as ações do governo federal junto aos governos estaduais e municipais para garantir o abastecimento das cidades afetadas pela lama e dos testes que tem sido feitos para verificar a qualidade da água.

"Nós já percorremos do local do acidente até aqui, mais de 400 km de calha de rio, então muito já ficou pelo meio do caminho. Nós acreditamos que Colatina terá condições de voltar a captar no Rio Doce com segurança e atendendo a população já neste final de semana ou no início da próxima semana", disse o ministro.

Durante a reunião, o ministro voltou a falar dos acordos firmados com a Samarco, propriedade da Vale e da BHP, para garantir a recuperação da bacia do Rio Doce e também para garantir o abastecimento de água das cidades afetadas pela lama.

"A revitalização do rio, a questão ambiental é a mais importante e que está no âmbito do governo federal. Os municípios deverão ter suas demandas e deverão se organizar de maneira a serem atendidos", disse.

O ministro também garantiu que estes acordos incluem a ajuda as pessoas que tiram sua subsistência a partir do Rio Doce.

"Pescadores, criadores e agricultores, estão sendo cadastrado e a Samarco tem o compromisso de restabelecer em forma de pagamento mensal para essas famílias, uma remuneração que possa dar sustentação até que eles possam retomar suas atividades", explicou o ministro.

Distribuição de água em Colatina
Enquanto não é possível fazer a captação de água do Rio Doce, a população tem recebido água potável através de caminhões-pipa, doações, reservatórios instalados nos bairros, além da distribuição obrigatória da Samarco.

Para não haver desorganização, o Exército e a Polícia Militar está ajudando funcionários da mineradora a distribuir os litros de água. A regra é dar dois litros por pessoa, por dia.

A ação se fez necessária após confusões registradas em alguns bairros no momento da entrega de água. As situações foram registradas por moradores nos bairros Santos Dumont e Nossa Senhora Aparecida, na noite desta quinta-feira (19).

A funcionária pública Débora Recoliano, de 22 anos, registrou em vídeo o momento em que populares invadiram o caminhão onde estavam os litros e começaram a se apossar sem critérios. Segundo a jovem, algumas pessoas pegaram mais água que outras.

20/11 - Versão infográfico barragens Mariana (Foto: Arte/G1)