NEGÓCIOS

Ministro Joaquim Levy deve apontar novo presidente da Petrobras; veja nomes.

O bom relacionamento de Murilo Ferreira (Vale) com a presidente Dilma o credenciam para o cargo.

Em 05/02/2015 Referência JCC

A saída repentina da presidente Graça Foster do comando da Petrobras pressionou o governo para definir o sucessor diante da pior crise da história da estatal. Segundo o jornal O Globo, caberá ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comandar a escolha do novo presidente da estatal. De acordo com fontes do governo citadas pelo jornal, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; o presidente do Banco Central; Alexandre Tombini; e o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, vão ajudar Levy na missão.

Na lista de candidatos estão nomes já bem conhecidos no cenário nacional, como o presidente da Vale, Murilo Ferreira, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o ex-funcionário da Petrobras Rodolfo Landim. O bom relacionamento de Murilo Ferreira com a presidente Dilma o credenciam para o cargo, mas esse pode ser um motivo que o coloque longe da vaga também, já que a proximidade de Graça Foster com a presidente, segundo analistas, dificultou uma decisão mais objetiva da presidente na hora da demissão.

Outros nomes que surgiram foram o da ex-secretária da Fazenda do município do Rio de Janeiro Eduarda La Rocque e o ex-presidente da Vale e ex-integrante do conselho da Petrobras Roger Agnelli. O nome de Agnelli, porém, corre por fora pelo fato de ele ter apoiado Aécio Neves (PSDB) na última disputa eleitoral.

Fonte: Terra