CIDADE

Ministro quer ampliar banda larga em 72 municípios do ES até 2016.

Ministro das Comunicações está no estado para reunião com Hartung.

Em 20/01/2016 Referência JCC

O Ministro das Comunicações, André Figueiredo, aprovou projetos para ampliar a internet banda larga em 72 municípios do Espírito Santo até o fim de 2016. Em entrevista ao Bom Dia ES desta quarta-feira (20), Figueiredo disse que o objetivo é melhorar o acesso, investindo em infraestrutura.

O ministro está no estado para uma reunião com o governador do estado, Paulo Hartung (PMDB), acompanhado pelo deputado federal Sérgio Vidigal(PDT), em que também será avaliada a viabilidade de ampliação do programa de inclusão Projeto Cidade Digital, que disponibiliza internet grátis, para todo o território estadual.

Segundo Figueiredo, até fevereiro, o projeto já vai ser implantado em outras quatro cidades do estado: Santa Maria de Jetibá, Ecoporanga, Pinheiros e Afonso Cláudio. "São quatro municípios que apresentaram projetos dentro de uma chamada pública que nós realizamos e esse projeto também vai ser ampliado no ano de 2016 e 2017 e nós queremos fazer com isso que a internet chegue de uma maneira mais abrangente e mais rápida", disse.

Ampliação da banda larga
O ministro explicou que foram 19 projetos aprovados para a ampliação da banda larga no estado. O investimento é de R$130 milhões. "As operadoras de telefonia móvel vão investir em infraestrutura que garantam tanto o acesso à internet rápida, quanto a uma melhoria de um acesso à própria telefonia", afirmou.

Os recursos, segundo Figueiredo, fazem parte de um regime especial em que as operadoras terão acesso a uma isenção tributária. "Dentro desse programa não há um investimento direto do governo federal a despeito de outros programas que o governo federal tem planejado para 2016 aqui no Espírito Santo", explicou.

Para o ministro, o programa, que é chamado de Regime Especial do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL) é uma questão de acesso. "Você tem condições de chegar nos 78 municípios do Espírito Santo da maneira que temos que chegar em todo o Brasil. O estado já demonstrou o interesse que nós fizéssemos a internet chegue com fibra ótica a todos os municípios do estado, de modo que a fibra ótica é a melhor maneira de levar internet", completou.

Acesso
Figueiredo também ressaltou que a internet ainda não está presente em todo o país.  Segundo ele, 78 milhões de brasileiros não possuem acesso à  internet. "Hoje no Brasil nós temos um levantamento que mostra que temos 45% da população acima de 10 anos de idade que não estão conectadas", disse.

A previsão é de levar internet a 90% dos brasileiros até 2018. "Por isso que nós estamos investindo bastante tanto em fibra ótica, a ideia do governo é levarmos fibra ótica a 70% dos municípios brasileiros que correspondem a 90% da população até 2018, e aonde não conseguirmos chegar com fibra levaremos o sinal através do satélite, que o Brasil vai lançar neste ano".

Investimento
Para o ministro, investir em tecnologia pode aumentar o crescimento econômico do país. "Existem estudos que comprovam que a cada real que se investe em inovação tecnológica nós temos um retorno de R$500 a nível de produtos que possam ser oriundos dessa inovação. Por isso que nós temos vários recursos do Funtel, 600 milhões para os próximos três anos, apenas para pesquisas com inovação", concluiu.

Fonte: G1-ES