ESTÉTICA & BELEZA

Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

A queda de cabelo alarma tanto homens quanto mulheres.

Em 08/10/2019 Referência JCC, Danielle Soares*

Foto: UOL/Reprodução

A queda de cabelo alarma tanto homens quanto mulheres. Apesar de assustador, o número ultrapassa os 50 fios por dia e pode chegar a 100, segundo especialistas.

Mas não é preciso se desesperar, em inúmeras doenças que ocasionam a queda de cabelo, é possível reverter o quadro.

Em última instância, é possível realizar o transplante capilar, que consiste em retirar do próprio paciente os fios saudáveis e os transplantar para as áreas sem fios.

Seguindo essa linha, descubra agora o que realmente é verdade ou não sobre a queda de cabelo e a calvície.

Vamos lá?

Foto: UOL/Reprodução

9 mitos e verdades sobre a queda de cabelo

- O estresse pode causar a queda dos fios?

Verdade.

Apesar de que a queda de até 100 fios de cabelo ao dia ser considerada normal, em situações estressantes existe uma maior secreção do hormônio cortisol, ocasionando uma perda maior de cabelo.

As áreas mais afetadas costumam ser o cabelo e a barba e em casos especiais pode ocorrer a total perda dos pelos do corpo.

- A calvície é provocada exclusivamente pela idade e por fatores genéticos

Mito.

A idade e os fatores genéticos podem ser uma das causas da calvície ou queda capilar, no entanto, ela pode ser provocada também por estresse, fatores hormonais ou até mesmo anemia.

É importante a avaliação do médico especialista para o correto diagnóstico da causa da queda de cabelo.

- Os cabelos crescem mais rápido no verão

Verdade.

O sol estimula alguns hormônios que fazem com que os cabelos cresçam mais rápido.

A produção e estimulação da Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, faz o bulbo capilar trabalhar mais e consequentemente, traz um crescimento normal e uma menor queda de cabelo.

- Nada do que eu fizer pode retardar a calvície, já que ela é genética

Mito.

Os hábitos alimentares estão diretamente ligados à qualidade do cabelo. Basta lembrar que tudo o que você come reflete no seu organismo e consequentemente em seus cabelos.

Por isso, um estilo de alimentação saudável e equilibrado, com vitaminas e proteínas necessárias é fundamental para a manutenção dos fios.

Além disso, em casos extremos, é possível reverter a situação através de tratamentos adequados recomendados por médicos especialistas. Entre eles, é possível realizar o transplante capilar, que consiste em retirar do próprio paciente os fios saudáveis e os transplantar para as áreas sem fios.

- Jovens não ficam carecas

Mito.

Em razão de a calvície ser um processo demorado, dificilmente se percebem jovens com perda de cabelo, mas existem casos em que os mais jovens se queixam da perda de cabelos no fim da adolescência, quando os hormônios estão mais ativos. Até porque 25% dos homens com alopecia (perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer) perdem os fios antes dos 21 anos.

A alopecia durante esta fase pode ocasionar em diversos outros problemas, como é o caso da depressão, auto exclusão social, baixa autoestima e uma série de outros problemas, em razão de se tornar mais evidente em jovens.

Detectar, conhecer e tratar o problema devem ser os primeiros passos para quem sofre com perda de cabelo, independentemente da idade. Cada caso deve ser tratado separadamente por um médico especialista. O tratamento de um familiar ou amigo pode não ser o ideal para você!

- Usar boné todo dia faz o cabelo cair

Mito.

É comum que pessoas com calvície passem a usar bonés ou gorros frequentemente para esconder a perda capilar.

Isso acaba causando um falso vínculo entre a calvície e o uso do boné.

O uso de bonés não aumenta a queda dos fios, pois o processo que os torna mais finos e, posteriormente, leva à queda de cabelo é, geralmente, decorrente de ação hormonal.

- Lavar o cabelo todo dia ocasiona a queda de cabelo

Mito.

A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. O cabelo que cai durante a lavagem cairia de qualquer jeito, em outro momento, pois os fios já estavam em fase de queda. Por outro lado, o cabelo sujo constantemente impede o crescimento e pode levar à obstrução dos poros.

A lavagem apenas faz com que os cabelos que já estão soltos se soltem mais facilmente.

-  Condicionador pode causar a queda dos cabelos?

Mito.

Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não resultará na queda. Porém, em pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, deve-se evitar que o condicionador chegue no couro cabeludo, utilizando-o apenas nos fios pois, nestes casos, o produto pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

- Os cabelos caem mais após o parto?

Verdade.

Diagnosticado como eflúvio telógeno, trata-se de uma inflamação aguda dos folículos capilares comum nesse momento da vida. Por volta de 4 meses após o parto, muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda e ocasionar a perda de mais fios por dia do que o normal.

Estes pelos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

O ciclo capilar é diretamente influenciado pelos hormônios. Quaisquer irregularidades, como a que ocorre na gestação e logo após ela, pode provocar a queda de cabelo.

Conclusão

 

Foto: G1-Globo/Reprodução

Entre os homens, a causa mais comum de queda de cabelo e calvície é a hereditariedade. Homens e mulheres podem herdar este problema de seus pais.

Isso ocorre devido a que os hormônios sexuais são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo em algumas pessoas.

Este problema, mais comumente em homens, apresenta os primeiros indícios geralmente durante a puberdade e se agrava conforme o passar dos anos.

Uma boa notícia para quem sofre com a queda capilar é que há inúmeras opções de tratamento.

Para saber a mais adequada, é necessário consultar um médico especialista, que fará uma inspeção dos sintomas e das possíveis causas do problema.

Atenção

Evite a automedicação para tratar a queda capilar, pois você pode estar colocando sua saúde em risco. Para saber o tratamento mais indicado, procure um médico especialista em pele, cabelos e unhas. *Com informações da AesCare