CULTURA

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023

Em uma disputa acirrada com a Mancha Verde, o título voltou para a Morada do Samba.

Em 21/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ Kelly Ferreira/SBTNews

Quinta escola a desfilar no sábado, a Mocidade levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão.

A Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023. Em uma disputa acirrada com a Mancha Verde, campeã de 2022, nesta terça-feira (21), o título voltou para a Morada do Samba, que não vencia o título desde 2014. Com a pontuação máxima, a agremiação não perdeu pontos – os únicos 9.9 que recebeu foram descartados – e conquistou o 11° título da sua história.

Quinta escola a desfilar no sábado, a Mocidade levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. O nome do guerreiro foi apresentado ao público no começo do espetáculo. Cada letra foi escrita em taikos, tambores orientais, que eram girados em 180° que, após o movimento, revelavam a palavra “morada”.

A conquista veio carregada de emoção e só foi garantida na última nota, no quesito Fantasia. Mas não sem antes de um susto: um 9.9 que poderia ter custado a liderança, que foi disputada ao longo de toda apuração, realizada na tarde desta terça-feira no Anhembi, com Mancha Verde.

A conquista

A campeã de 2022 esteve empatada na ponta com a Morada (perdia apenas para o critério de desempate) até o penúltimo quesito, Mestre-sala e Porta-bandeira. Mas, a Mancha perdeu um décimo e abriu caminho para a conquista da Mocidade, que assumiu a primeira colocação de forma isolada.

Império de Casa Verde, Tatuapé e Dragões da Real, se mantiveram perto dos líderes durante a apuração e chegaram a brigar pela segunda colocação, que acabou terminando com a própria Mancha Verde.

O susto no fim, porém, foi tomado de alívio. “Quantas coisas acontecem na última nota, não é? A gente estava nessa apreensão, mas deu tudo certo”, disse a presidente da escola Solange Bichara após a apuração. À imprensa, ela ainda fez elogios ao casalde mestre-sala e porta-bandeira Natália Lago e Jeferson Gomes, que estrearam este ano pelo escola, e também ao enredo proposto pelo carnavalesco Jorge Silveira. “Ele nos convenceu de que seria o enredo certo e realmente foi”, disse a presidente.

Capricho e cuidado

As representações das gueixas e dos samurais japoneses indicaram o capricho e o cuidado da Mocidade com a fantasia, quesito que lhe deu o título. Nos carros-alegóricos, um guerreiro sendo banhado por uma queda d’água e o dragão abraçado a uma espada girando sobre a alegoria, também impressionaram o público.

O último carro alegórico, com um menino negro segurando um origami e um livro, trouxe a mensagem que todas as crianças, assim como Yasuke, podem ser quem elas desejam.

Em segundo lugar, ficou a Mancha Verde, em 3º; Império de Casa Verde, em 4º, Tatuapé, e em 5º, a Dragões da Real. As cinco primeiras colocadas voltam ao sambódromo para o desfiles das campeãs no próximo sábado. As duas agremiações rebaixadas para o Grupo de Acesso 1 foram Unidos de Vila Maria, que ficou em 13º, e Estrela do 3° Milênio, em 14°.

Apuração

Os quesitos foram julgados na seguinte ordem: Harmonia, Bateria, Enredo, Alegoria, Evolução, Samba-enredo, Comissão de frente, Mestre-sala e porta-bandeira e, por último, Fantasia. Nenhuma das escolas sofreu penalidades e não houve desconto de pontos antes das notas serem reveladas.

No primeiro quesito, praticamente todas as escolas terminaram empatadas com a pontuação máxima (30 pontos). Apenas a Tucuruvi, cujo enredo homenageou o sambista Bezerra da Silva, teve um ponto descontado – a escola também teria um 9.8, mas foi descartado. Já nesta fase da apuração, os carnavalescos de Tom Maior e Independente Tricolor comemoravam a cada nota 10 recebida.

No quesito bateria, o equilíbrio por cima se manteve. Já na terceira nota, todas as escolas, menos a Rosas de Ouro, receberam nota 10 e permaneceram com a pontuação máxima. A Rosa de Ouro acabou recebendo duas 9.9 e acabou se separando do grupo de líderes – que ainda contava com 12 agremiações – e empatou com a Unidos do Tucuruvi, que havia perdido um décimo no quesito Harmonia.

Alegoria

Os grandes blocos de escolas empatadas começaram a se desmembrar no quarto quesito, Alegoria, que avalia os carros-alegóricos. Os jurados se mostraram mais criteriosos e apenas Mancha Verde e Império de Casa Verde conseguiram quatro máximas, e passaram a liderar a disputa, seguidas por Mocidade Alegre e Tatuapé, que chegaram a ter descontos. Vila Maria e Rosas de Ouro passaram a ser as duas últimas da classificação.

No quesito seguinte, Evolução, porém, mudanças nas pontas. Ao receber um 9.8, a Mancha Verde caiu para a segunda colocação e viu a Mocidade assumir a liderança. As duas escolas estavam com a mesma pontuação (150 pontos), mas a Mocidade levava a melhor pelo critério de desempate – maior nota no quesito inverso ao da apuração. Tucuruvi e Estrela do 3° Milênio acabaram assumindo as duas últimas posições.

A Mancha Verde ficou com o segundo lugar entre as escolas do Grupo Especial de São Paulo; além dela, Império de Casa Verde (3.º), Tatuapé (4.º), e Dragões da Real (5.º) voltam ao Anhembi para o Desfile das Campeãs no sábado. Foto: Werther Santana/Estadão

Samba-enredo

No Samba-enredo, as posições não se inverteram. Mocidade e Mancha “gabaritaram” e se mantiveram nas duas primeiras colocações, seguidos de Império de Casa Verde, Tatuapé, Dragões da Real e Tom Maior, com um décimo a menos – mas separados pelos critérios de desempate. Na Comissão de frente, um alto volume de notas máximas. Mocidade se manteve na frente da atual campeã, Tatuapé assumiu a terceira colocação e a Vila Maria caiu para a última colocação, com a Estrela do 3° Milênio na vice-lanterna.

Uma reviravolta aconteceu no penúltimo quesito. Ao perder dois décimos, a Mancha Verde acabou caindo para a quarta colocação e a Mocidade assumiu a liderança ainda mais isolada, sem depender de critérios de desempate.

No último e decisivo quesito, a Mocidade até chegou a ter um 9.9, mas o descarte garantiu o 11° título da escola. (Estadão Conteúdo -https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)

Leia também:

Mulheres negras estrelaram mais filmes de sucesso em 2022
Oficina de rap abre inscrições para jovens de Cachoeiro
Festival apresenta companhias de dança a preços populares
Dia da Visibilidade Transexual será comemorado em São Paulo
Discurso cantado marca recriação do Ministério da Cultura
Breaking do Verão abre calendário mundial da dança no Rio
Festa de São Benedito e São Sebastião acontece na Serra
Cariacica abre inscrições para oficina de inicialização musical
Domingos Martins divulga a programação da 32ª Sommerfest
Biblioteca de Cariacica abre inscrições para a "Musicopos"

TAGS:
SÃO PAULO | CARNAVAL | APURAÇÃO | CAMPEÃO | MOCIDADE ALEGRE