CIDADE

Moradores dão abraço simbólico em casarão que vai ser derrubado no ES.

Prefeitura de Santa Teresa quer construir ponte para caminhões pesados.

Em 15/06/2015 Referência JCC

Moradores de Santa Teresa, no Noroeste do Espírito Santo, deram neste domingo (14) um abraço simbólico no casarão histórico que a prefeitura da cidade quer derrubar para dar espaço à construção de uma ponte por onde passarão caminhões pesados. Os manifestantes são contra a demolição e querem manter a história e a arquitetura desse casarão.

A ideia de derrubar o prédio, localizado no cruzamento da Rua de Lazer com a avenida Getúlio Vargas, surgiu da prefeitura. O objetivo é que uma ponte seja construída sobre o rio Timbuí, diminuindo o congestionamento nas ruas da cidade.

Atualmente a estrutura abriga uma loja de roupas e um material de construções, no térreo. Segundo a prefeitura, as pessoas que viviam no prédio deixaram o local há quase um ano e a estrutura está comprometida. Os moradores reclamam que a construção da ponte pode piorar a situação das demais construções locais, que já sofrem com a constante passagem e veículos pesados.

Abraço
Cantando o Hino Nacional, o grupo 'abraçou' o prédio que  representa a história daquela que é a primeira colônia italiana do Brasil.

Um dos organizadores do abraço, Marcos Leão, defende que os imóveis do município devem ser tombados pelo Patrimônio Histórico.

“Sem o tombamento, não há como ter controle. Somos contra a demolição do   casarão, pois a passagem de caminhões pesados vai danificar ainda mais a estrutura dos prédios localizados próximos ao local. Um deles é feito de estuque”, disse ela.

Prefeitura
O Prefeito de Santa Teresa, Claumir Zamprogno (PSB), diz que mantém a decisão de construir a ponte. Ele promete publicar, nesta semana, no Diário Oficial, o Termo de Utilidade Pública e, em seguida, encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto que visa a autorizar a desapropriação do casarão.

Zamprogno diz que a maior parte da população é a favor da derrubada do prédio. “Vereadores se mostram a favor. Moradores e comerciantes também. Quero entregar a ponte no dia 10 de dezembro”, disse.

Governo
A Secretaria de Estado da Cultura informou que recebeu o projeto de demolição e realizará análise, juntamente com a Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos do Conselho Estadual de Cultura.

Fonte: G1-ES