CIDADE

Moradores de Viana(ES) plantam mais árvores para ter mais água.

Cerca de 60 estudantes de Viana entraram na batalha de recuperação do Rio Jucu.

Em 20/03/2015 Referência JCC

O Rio Jucu ganhou uma turma de aliados nesta quinta-feira (19) para cuidar de suas águas. Cerca de 60 estudantes de Viana entraram na batalha de recuperação do rio e plantaram 300 mudas, entre nativas e frutíferas, nas margens próximas ao Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), dando início a uma das ações do projeto Reflorestar que visa recuperar nascentes e matas ciliares do município. A iniciativa faz parte da programação da I Semana Municipal da Água, organizada pela Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, para comemorar o Dia Mundial da Água, que oficialmente é celebrado em 22 de março.

A meta, de acordo com o secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto, é produzir 1 milhão de mudas nos próximos 12 meses, em parceria com o governo do estado, Incaper e outras instituições, para aumentar a cobertura verde de Viana, que atualmente ocupa uma área de 100 Km². “Já iniciamos o mapeamento das nascentes e o plantio que começamos hoje será contínuo. Nossa proposta é que cada escola adote uma área degradada e a recupere. A água é a base para todo ser vivo e o Rio Jucu abastece cerca de 60% da Região Metropolitana e queremos ser autossuficiente na produção”, comentou.

O plantio reuniu estudantes do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce Lopes, que fica em Marcílio de Noronha, e alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Orestes Souto Novaes, de Jucu. “Quando plantamos uma árvore é como se nascesse uma criança, que necessitará de cuidados para crescer e, depois, com as suas funções vai beneficiar a humanidade”, comparou Kaio Henrique de Souza, 17 anos, de Marcílio de Noronha, ao reviver a emoção de plantar uma árvore.

Já Maria Luisa Ramos de Oliveira contou que a preservação da água está na rotina dela e estava feliz em participar daquele plantio na tentativa de ajudar o rio a voltar ao que era. “Retorno a este lugar para plantar novas árvores porque gosto da natureza. Iniciativas como a Semana Municipal da Água ajudam as pessoas a mudar de atitudes e a começarem a contribuir com a preservação do planeta”, destacou a estudante, que também contou não ter medo de enfrentar qualquer problema para defender o meio ambiente e já chorou ao ver a situação pela qual passa o rio Formate, que corta o bairro Industrial, onde ela mora.

Para a professora de Educação Ambiental Keila Vicentim Neves, a ação foi uma bela oportunidade para seus alunos praticarem o que aprendem em sala de aula. “Eles serão multiplicadores de conhecimento em casa, na escola, na rua e em qualquer lugar onde estiverem”, destacou.

Primeira árvore

E quem teve a oportunidade de plantar sua primeira árvore foi Andrei Sales Cigcgnini, 10 anos, da escola Orestes Souto Novaes. E ele gostou tanto que foi impossível contribuir com apenas uma. “Plantei dez árvores. Elas vão crescer e proteger o rio, como disse a professora na escola. Gostei muito de participar e quero mais”, disse o morador do Loteamento Antártica.

As amigas de turma Ana Rosa e Juliana também ficaram satisfeitas em fazer parte da missão de recuperar a mata ciliar do Rio Jucu, que passa próximo ao bairro onde moram e que tem o nome do rio. As meninas de 10 anos destacaram que gostaram da experiência de ajudar a salvar um pedaço da natureza que o ser humano destruiu. “Queremos ver o rio bem cheio de água, sem poluição e com muitos peixes”.

Segundo o engenheiro agrônomo César Pereira Teixeira, do Instituto Capixaba de Pesquisa Técnica e Extensão Rural (Incaper), que coordena o projeto Reflorestar pelo Incaper, a Prefeitura de Viana é uma das mais interessadas no trabalho de recuperação dos rios e destacou a importância da bacia hidrográfica que abrange o município. “Além de recuperarmos os rios de Viana, o projeto Reflorestar vai valorizar as propriedades rurais que aderirem à iniciativa, pois com a recuperação das nascentes vai aumentar a quantidade de água nos locais e seus donos poderão investir no turismo rural e outros negócios que dependam da água como lazer”, ressaltou o engenheiro.

A I Semana Municipal da Água teve início na última segunda-feira (16) e prossegue até a próxima sexta (20). Nesta sexta-feira (20) haverá Ação de Sensibilização Sobre Racionamento de Água nos bairros do município pela manhã e à tarde. A programação completa da Semana da Água contou com palestras educativas e ações de conscientização em bairros do município, além do plantio de mudas de árvores às margens do Rio Jucu.

Pela importância desse rio, desde o último dia 20 de janeiro, o Jucu se tornou um dos símbolos oficiais de Viana pela Lei 2.706, que também criou a Semana Municipal da Água, a ser promovida na segunda quinzena de março.

PROGRAMAÇÃO      

20 de março
Ação de Sensibilização Sobre Racionamento de Água nos Bairros do Município  
Horário: 08h às 12 horas / 13h às 17 horas
Local: Bairros do Município; Público Alvo: Comunidade em geral.
08h às 12 horas – Panfletagem e diálogo com os moradores dos bairros do Município sobre a importância do uso consciente/racional da água (Bairros: Marcílio de Noronha, Canaã, Universal, Industrial, Ribeira e bairros adjacentes.

13h às 17 horas – Panfletagem e diálogo com os moradores dos bairros do Município sobre a importância do uso consciente/racional da água (Bairros: Toda a Grande Bethânia, Areinha, Soteco, Arlindo Villaschi, Centro e bairros adjacentes).

Fonte: Secom Viana