CIDADE

Moradores e turistas reclamam do sinal de internet em Guarapari (ES).

Segundo eles, ligações por celular também estão difíceis de completar.

Em 06/01/2017 Referência JCC

Os turistas e moradores de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, reclamam que a cidade está 'isolada' no quesito comunicação. Isso por causa da dificuldade de fazer e receber ligações e ainda usar a internet pelo celular. Eles reclamam que o problema é recorrente, sempre no verão e com todas as operadoras.

Durante o verão, o número de pessoas circulando por Guarapari aumenta muito, por causa da grande quantidade de turistas que o município recebe. Um milhão de turistas devem passar pela cidade até o carnaval, segundo a prefeitura. Com isso, os serviços de internet e telefone pioram.

"O Whatsapp fica só carregando. O Instagram, sem chance, a gente não consegue usar. Tá difícil, porque a gente não consegue viver sem internet", falou professora Michele Rodrigues.

O mecânico Wellington Martins falou que não consegue mandar fotos do passeio para a família e os amigos. "Foto a gente tira, mas infelizmente se for depender de internet fica complicado", disse.

Fazer e receber ligações também está complicado, independente da operadora. Segundo os usuários, as chamadas não completam e fica difícil até para passar notícias para parentes de outros estados.

"Em um mundo informatizado como a gente vive, é complicado. A gente precisa sempre conseguir falar, o celular é o instrumento mais rápido para dar notícias de lá para cá e de cá para lá", explicou a professora Renata Fernandes.

É a mesma dificuldade enfrentada pelo mecânico Fernando Pereira. "Minha mãe até postou no Facebook chorando que não estava conseguindo falar comigo", falou.

Operadoras
A Vivo disse que mantém investimentos nos serviços de voz e dados móveis no estado e programou cerca de 10 ampliações em antenas para a região de Guarapari, este ano.

A Tim informou que reforçou o sinal, aumentando a capacidade da rede.

A Claro disse que não foram identificadas falhas de rede em Guarapari.

A Oi disse que a rede em Guarapari está funcionando normalmente e que casos pontuais de congestionamento podem ocorrer em períodos de excessivo aumento do tráfego de voz e dados.

Por Daniela Carla, da TV Gazeta