CIDADE

Moradores participam de reuniões para elaboração do Plano de Segurança Urbana

A primeira fase do Plano Municipal de Segurança Urbana já está na reta final...

Em 20/11/2014 Referência JCC

A primeira fase do Plano Municipal de Segurança Urbana já está na reta final de implementação. Através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), a administração municipal tem realizado diversas reuniões de diagnóstico com os moradores em todas as 9 regiões administrativas da capital.

O trabalho consiste na apresentação da metodologia de elaboração do plano, seguida de uma apresentação dos dados de segurança em cada local, debatendo todos os aspectos junto com as lideranças comunitárias, moradores e representantes do Conselho Municipal de Segurança Urbana.

Os encontros, que já aconteceram em seis regiões, acontecem às terças e quintas-feiras. Mais três reuniões vão definir a primeira fase de implementação do plano:

  • Quinta (20), às 19h: Regional VII (São Pedro). Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, situada à rodovia Serafin Derenzi, São José.
  • 27 de novembro, às 19h: Regional IX (Jardim da Penha). Local: Emef Éber Louzada Zippinotti, na rua natalina Daher Carneiro, 815, Jardim da Penha;
  • 2 de dezembro, às 19h: Regional VIII (Jardim Camburi). Local: Emef Elzira Vivácqua dos Santos, situada à rua Italina Pereira Motta, Jardim Camburi.

A segunda etapa consiste no desenvolvimento do documento final do plano, que conterá as ações, metas e diretrizes a serem adotadas, respeitando-se as características de cada região. A última etapa será colocar em prática as definições e criar o grupo de acompanhamento responsável por atualizar e aperfeiçoar os métodos de enfrentamento à violência urbana no município.

Plano

O documento estabelecerá as diretrizes municipais de enfrentamento à violência, de acordo com os diagnósticos de cada região da capital, e irá otimizar o trabalho da Guarda Civil Municipal de forma integrada com a Polícia Militar.

A elaboração do Plano de Segurança está sendo realizada dentro dos padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para o Brasil, que tem como objetivo criar uma ferramenta de gestão local para as diretrizes, ações e metas que possam reduzir e prevenir a violência urbana, garantindo a vida, a liberdade e a integridade dos moradores.

Fonte:PMV