CENÁRIO EMPREENDEDOR

Motivação e equilíbrio na vida pessoal e profissional

A motivação (combinação entre Motivo e Ação), é uma habilidade intrínseca.

Em 30/10/2018 Referência JCC, Prof. José Luiz Mazolini

Imagem: Portal IBC

Sim, a vida é cheia de altos e baixos: a aprovação no vestibular, uma demissão do trabalho, o nascimento de um filho, um engarrafamento no trânsito, um aumento de salário, a dificuldade em acordar cedo, etc.  

O grande desafio de qualquer pessoa consiste em fazer com que, independentemente do saldo ser positivo ou negativo, é manter um elevado nível de “motivação”, habilidade que serve de parâmetro que mede a capacidade de enfrentar os obstáculos e assim, alcançar aquilo que deseja.

Você está cansado de procurar por emprego após tantos “nãos” das empresas onde foi entrevistado? Não está feliz com o seu relacionamento amoroso? Acha que não é valorizado em seu trabalho? Inventa desculpas para não ir à academia? As respostas para todas essas perguntas podem ser uma só: você perdeu o equilíbrio e está desmotivado!

A motivação (combinação entre Motivo e Ação), é uma habilidade intrínseca e pode ser definida como um conjunto de ações, pensamentos e comportamentos capazes de impulsionar você nas suas escolhas, na conquista daquilo que deseja e, assim, conduzir sua vida, seja no plano pessoal ou profissional.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

Quando você se sente equilibrado e motivado, vários outros aspectos do comportamento humano se alinham ao melhor desempenho.

Por exemplo, além de se sentir mais disposto, mais confiante, mais inspirado, mais criativo, mais comprometido e mais satisfeito, você consegue melhorar também, o relacionamento com amigos, com familiares e companheiros de trabalho. Terá mais facilidade em solucionar os entraves do dia-a-dia e, obviamente, estará credenciando para competir com diferenciação, que te levará à conquista dos seus objetivos.

Quando não nos sentimos motivados, qualquer desafio na trajetória se transforma em dificuldade. Justamente por isso, precisamos encontrar verdadeiros “motivos” e desenvolver “ações”, cuja capacidade de estimular a “motivação” em alto nível, ajuda mudar comportamentos e pensamentos sabotadores, que impedem a definição das prioridades, nos puxam para a zona de conforto e nos fazem desistir, facilmente, dos sonhos.

A motivação nos limita de distrações, nos possibilita o alinhamento entre as possiblidades (diferente de expectativas) com a dose necessária de paciência para esperar os resultados no tempo certo e na medida desejada.

É fundamental identificar aquilo que nos motiva e desenvolver essa habilidade diariamente. Existem ferramentas estratégias e ações capazes de nos auxiliar nesse processo, como a leitura, por exemplo.

Sobre esse assunto, tem um livro muito interessante que fala sobre as “100 Maneiras de Motivar a Si Mesmo”. Nele, os autores Steve Chandler e Scott Richardson evidenciam o quanto a motivação é necessária para que o ser humano se desenvolva, como pessoa e como profissional. A obra é cheia de dicas, citações e inspirações para você aplicar em sua vida e assim, modificar a maneira de agir, pensar e conseguir atingir o tão sonhado sucesso. A ideia é que a pessoa, mesmo em momentos dolorosos, encontre o equilíbrio e desenvolva seu autoconhecimento, evolua e alcance a realização plena.

Sobre o autor:

Prof. José Luiz Mazolini, é professor universitário, com formação em Administração de Empresas e Pessoas; Marketing Estratégico de Negócios e Esportivo; Publicidade e Propaganda, além de MBA Executivo em Negócios Internacionais; ambos pela Universidade Norte do Paraná, Londrina/PR. É empresário, diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, do Correio Capixaba e do CCNEWS Brasil, e palestrante/conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com  - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br