EDUCAÇÃO

Motorista cria projeto de reforço escolar dentro de ônibus no ES

Motorista contou que a ideia surgiu após perceber dificuldade dos alunos.

Em 11/12/2014 Referência JCC

Um motorista e um monitor que fazem transporte escolar de crianças da zona rural de Bom Jesus do Norte, na região Sul do Espírito Santo, criaram um projeto para dar aulas de reforço aos alunos durante a ida e a volta da escola.

Jorge Moreira, o condutor, teve a ideia após observar os alunos com dificuldades na escola. Ele comprou um quadro negro e fixou no ônibus para o monitor e professor Antônio José de Souza ajudar os alunos no aprendizado. As aulas começaram em julho e a ideia dos criadores é ampliar o projeto.

Moreira observou que alguns alunos da terceira série tinham dificuldade para escrever o nome e não sabiam fazer contas das operações básicas. Com o objetivo de fazer o possível para ajudar as crianças, ele decidiu iniciar o projeto e teve prontamente o apoio do monitor. "A gente queria passar um pouco de conhecimento para eles, para tentar ajudar no desenvolvimento e aprendizado das crianças”, disse.

O monitor contou que é gratificante acompanhar a melhora dos alunos durante as aulas de reforço. Souza disse ainda que os alunos procuraram mais as aulas de reforço nos dias de prova. "Isso nos anima a crescer com o projeto, a fazer melhor. No momento, o projeto é apenas um embrião, mas, se Deus quiser, no ano que vem, vamos ampliar", afirmou Souza.

Aluno
O aluno José Martins Neto disse que tinha dificuldades com as operações e que as aulas de reforço estão ajudando muito. "A tia passa as letras, aí aparece uma continha e é complicado para mim. Eu tiro as dúvidas no ônibus", contou o aluno.

A mãe de José, a dona de casa Rosane Cardoso, mostrou orgulho da mudança de comportamento do filho. "Agora, quando ele chega em casa, está mais preocupado em estudar, me pede ajuda. Antes ele não fazia isso, só assistia desenho e brincava. Estou gostando muito", afirmou.

O secretário do município Edmilson Carvalho parabenizou e agradeceu os criadores do projeto, classificando a ação como uma novidade na área da educação. "É muito importante também por se tratar de um transporte escolar que atende alunos da zona rural e que precisam ser tratados de forma diferenciada. Eles acordam as 5h, vão para a zona urbana e voltam para casa somente por volta das 14h, e isso com o tempo bom", destacou o secretário.

Fonte: G1-Espírito Santo