CIDADE

Motoristas serão alertados sobre riscos de exposição a benzeno nos postos.

Vitória/ES vai receber uma campanha de conscientização.

Em 04/11/2016 Referência JCC

Vitória vai receber uma campanha de conscientização sobre a prevenção aos riscos da exposição ao benzeno em postos de revenda de combustíveis, nesta terça-feira (8), das 9 às 17 horas. 

O objetivo é orientar a sociedade em geral e, principalmente, quem abastece os veículos em postos de revenda para exigir o travamento automático da bomba no abastecimento. Isso evita a exposição do trabalhador e do consumidor ao benzeno, que é cancerígeno, a contaminação do ambiente, o desperdício de combustível e os danos ao veículo.

A campanha, que é promovida pela Comissão Estadual do Benzeno, da qual a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz parte, será realizada em quatro postos: posto Escola, na Praia do Canto; posto Presidente, na Fernando Ferrari; posto Modelo, na avenida Vitória; e posto Mirante, na avenida José Maria Vivácqua Santos (próximo ao aeroporto). Os pontos foram escolhidos por estarem localizados em local de grande circulação de veículos.

Prevenção

Segundo a representante da Semus na comissão e coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Roberta Vello Poldi, essa é uma nova etapa do trabalho realizado pela Comissão Estadual do Benzeno, que já desenvolveu palestras para trabalhadores e donos de postos para informar e conscientizar sobre os riscos do produto e as medidas de prevenção à exposição ocupacional ao benzeno.

Além disso, foi efetuada capacitação de diversos órgãos para atuar em vigilância com foco específico na intervenção dos ambientes e processos de trabalho nos postos.

Comissão

A comissão é composta por representantes da Superintendência Regional do Trabalho do Estado (SRT-ES), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES), Prefeitura de Vitória, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), Sindicato dos Empregados em Postos de Revenda de Combustível e Derivados de Petróleo no Estado do ES (Sinpospetro), ArcelorMittal Tubarão, Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal-ES) e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do ES (Sindipostos-Es).

Avanços

Roberta Vello ressalta que o Sinpospetro obteve duas importantes conquistas em relação à prevenção da exposição ao benzeno. "Essas conquistas se deram por meio da negociação direta com os empregadores, materializadas pela inclusão de cláusulas nos acordos coletivos que estabelecem a proibição do uso da flanelinha, em 2014, e o abastecimento até o automático, conquista concluída no acordo fechado em 2015. Ambas visam reduzir a exposição dos trabalhadores ao benzeno", diz ela.

Outra conquista foi a promulgação da lei nº 10.393, de 13/07/2015, que proíbe os postos de combustíveis de continuar a abastecer os veículos, após acionada a trava automática de segurança da bomba de abastecimento. O descumprimento dessa lei implica imposição de multa de 1.000 (mil) Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), aplicada em dobro no caso de reincidência.

Saiba mais

O que é o benzeno?

É um produto químico altamente tóxico, de grande uso industrial. Está presente no petróleo, na gasolina, no lubrificante, no querosene, no asfalto e na queima do carvão mineral. Também está presente em solventes como tinner e de cola e tintas.

Riscos à saúde

Penetra no corpo, através da respiração e da pele. Pode provocar câncer, alteração e diminuição das células do sangue, aborto e malformação do feto, diminuição do sistema de defesa do corpo, tonturas, mal-estar, dor de cabeça, depressão, enjoo, fraqueza, entre outros.

Prefeitura Municipal de Vitoria