SAÚDE

Mulher isolada em hospital no ES segue sem diagnóstico

Sesa e hospital descartaram ebola, mas suspeitam de sarampo e H1N1

Em 21/10/2014 Referência JCC

Os exames que vão diagnosticar a doença da paciente internada no Hospital Santa Rita, em Vitória, devem ficar prontos até sexta-feira (24), segundo o infectologista José Américo Carvalho. A mulher deu entrada no hospital na manhã de segunda-feira, com suspeita de vírus contagioso e motivou o fechamento do pronto-socorro durante parte da manhã. Chegou a ser cogitado que ela estivesse com ebola, pois havia acabado de retornar de uma viagem internacional, mas a doença foi logo descartada pelo hospital e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Segundo o hospital, a paciente deu entrada na unidade com febre, dor abdominal, diarreia e dor no corpo após voltar de uma viagem a Israel. O pronto-socorro da unidade foi fechado e a peciente mantida em isolamento. De acordo com o infectologista, ela apresentou melhora, mas continua internada. “Ela apresentou melhora e hoje está assintomática. A única coisa nova que surgiu foi uma mancha que apareceu no dorso e no tórax. São sintomas inespecíficos, pode ser sarampo, febre tifóide, então ela está isolada porque o ebola foi descartado, mas ela pode ter essas outras doenças, que são infecciosas ”, explicou.

Ainda segundo José Américo, ela está passando por exames de coleta, raio-x, ultrassom, sorologia para sarampo e exame para H1N1.

Grupo
Outra mulher que participou da mesma viagem a Israel também gerou preocupação ao dar entrada no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, com suspeita de vírus contagioso, na madrugada deste terça-feira (21). A possibilidade de ebola também foi descartada nesse caso. O PA ficou fechado até as 8h desta terça-feira (21), atendendo apenas casos de urgência e emergência.

 

Os demais integrantes do grupo que viajou serão alertados sobre sintomas e atendidos conforme a necessidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Samus) vai procurar todos os que participaram da viagem a Israel para alertar sobre os possíveis sintomas. Além disso, serão realizados exames para averiguar a possibilidade de poliomelite ou sarampo.

Fonte: G1-Espírito Santo