CIDADE

Mulheres fazem ato Ni Una a Menos em Belo Horizonte.

Protesto contra feminicídio é motivado por assassinato de jovem argentina.

Em 28/10/2016 Referência JCC

Um protesto chamado “Ni Una a Menos” reuniu centenas de mulheres nesta quinta-feira (27) na Praça Afonso Arinos, no Centro de Belo Horizonte. O ato foi motivado pelo assassinato de uma adolescente argentina, que sofreu estupro coletivo e foi impalada no dia 15 de outubro.

O protesto, que já ocorreu em outras cidades brasileiras, da América Latina e Europa, também é em defesa de todas as mulheres vítimas de violência, contra o governo de Michel Temer (PMDB) e a PEC 241, que congela os gastos públicos.

O ato foi convocado na internet pela Mídia Ninja. De acordo com a organização, cerca de 900 pesoas participaram do protesto. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público. Durante a concentração, as participantes preparavam faixas e cartazes. Por volta das 19h45, as manifestantes saíram em passeata em direção a Avenida Afonso Pena.

Na Praça Sete, elas fizeram uma performance também lembrando uma jovem do Rio de Janeiro que foi vítima de estupro coletivo, soltaram fogos de artifícios e fizeram um abraço simbólico no monumento do Pirulito. Às 20h30, as manifestantes seguiram pela Avenida Amazonas e depois caminharam pela Espírito Santo até a Guaicurus.

A vereadora mais votada de Belo Horizonte, Áurea Carolina (PSOL), compareceu ao protesto.

Fonte: g1-MG