SAÚDE

Mutirão: casas e depósitos visitados no combate à Dengue

No sábado, teve uma grande ação de mobilização de combate ao Aedes aegypti em Vitória

Em 27/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

No primeiro dia, foram realizadas 827 visitas domiciliares, 400 depósitos tratados e encontrados 24 focos do mosquito.

Vitória unida no combate ao mosquito! Com o objetivo de incentivar toda a sociedade a contribuir com ações de combate ao mosquito, teve início, na manhã deste sábado (25), uma grande ação de mobilização de combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

Mais de 100 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e profissionais de limpeza pública, iniciaram as visitas às residências, orientando os moradores sobre como eliminar os focos e vistoriando os possíveis focos de mosquito e também recolhendo entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.

No primeiro dia, foram realizadas 827 visitas domiciliares, 400 depósitos tratados e encontrados 24 focos do mosquito. Os principais focos encontrados foram em vasos de plantas, ralos abertos e caixas d'água entreabertas.

A ação é uma realização da Prefeitura de Vitória, envolvendo a Secretaria de Saúde e Central de Serviços. O início do mutirão teve a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da subsecretária de Saúde, Fabrícia Forza, do secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, lideranças locais e moradores, em frente à unidade de saúde do bairro Grande Vitória.

"Vim aqui agradecer o trabalho que vocês estão realizando para a nossa cidade. Demos grandes passos nesses dois anos. Começamos com a maior crise sanitária da história moderna e fomos exemplo: fomos a capital que mais vacinou contra a Covid em menos tempo. Esse resultado foi graças ao empenho de vocês. Agora, o desafio é outro, a dengue. O momento é de nos unirmos novamente para que possamos dar o resultado que as pessoas merecem. Um ótimo trabalho a todos vocês!", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Papel dos agentes

"Nossos agentes de saúde têm um papel fundamental de orientação junto aos moradores e contribuem para que os focos do mosquito sejam eliminados, durante as visitas aos domicílios. Mas é preciso que cada um faça a sua parte! Esperamos que essa ação desperte em cada um a necessidade de realizar uma limpeza com periodicidade, de preferência uma vez por semana. Só assim vamos conseguir eliminar o mosquito. A ação dos nossos agentes juntamente com a equipe de limpeza da Central de Serviços trará um ganho enorme para o combate ao mosquito", destacou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

A ação segue até o dia 28 de fevereiro (terça-feira) com as equipes da Central de Serviços, que irão intensificar a limpeza das ruas e recolhimento de entulhos.

"Iniciamos a ação pela região de maior incidência de casos, abrangendo os bairros Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá e Universitário. Os moradores receberam orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da dengue, chikungunya e zika vírus. Já temos ações planejadas para todas as regiões do município. O poder público está fazendo a sua parte, mas é de fundamental importância que todos contribuam", falou a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza.

Moradores agradecem

Ana Paula Gomes dos Santos, agente de combate às endemias, destacou a importância do mutirão. "Estamos com muitos casos de dengue no bairro, então é muito importante a realização dessa ação".

A moradora Elizete Alves, de 82 anos, agradeceu a visita da equipe. Em sua residência foram encontradas larvas do mosquito na caixa d'água, que estava aberta. Os agentes colocaram tela na caixa d' água.

 "Muito bom receber a visita dos técnicos. Vou ficar mais atenta a esses locais que acumulam água. Eu nunca peguei dengue. Mas é muito importante se prevenir", falou a moradora. (Secom/PMV)

Leia também:

Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada
Dicas para conter pensamentos durante crises de ansiedade
Vacinação sem agendamento (25) no sábado em Vila Velha
Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março
Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em testes
Vitória abre agendamento para vacinação com a Bivalente
Vila Velha começa a vacinar com Pfizer Bivalente na segunda 
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completa 10 anos
Agentes realizam força tarefa para combater a dengue
Brasil é segundo país do mundo com mais casos de hanseníase
Não se esqueça da dengue, o mosquito está solto por ai

TAGS:
DENGUE | MUTIRÃO | VITÓRIA | AÇÃO | COMBATE