ESPORTE INTERNACIONAL

Mutko quer aposentadoria de técnicos russos que só trabalham com doping.

Vitaly Mutko, é ex-Ministro do Esporte e atualmente é vice-Primeiro Ministro.

Em 07/02/2017 Referência JCC

Ex-Ministro do Esporte e hoje vice-Primeiro Ministro Russo, Vitaly Mutko desta vez não questionou a decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de ampliar a suspensão internacional da Rússia, que impedirá que o país participe do Mundial de Londres, em agosto deste ano. O político afirmou que um “trabalho colossal foi feito”, mas admitiu que houve “abusos e violações” e cobrou uma mudança no perfil dos técnicos do país.

- Atletas quebraram regras e muitos treinadores não entendem como trabalhar sem doping. Já está na hora deles se aposentarem – disse, segundo a rede britânica BBC.

A renovação da suspensão russa foi divulgada nesta segunda-feira pela IAAF. A expectativa da Federação Russa de Atletismo é que uma nova reavaliação seja feita apenas em novembro desde ano, quando as principais competições da temporada estarão encerradas.

Vale lembrar que a participação de atletas do país no Mundial não está totalmente descartada. Existe uma brecha para que eles compitam sob bandeira neutra, como ocorreu nos Jogos do Rio 2016 com a saltadora Darya Klishina. No momento, a IAAF está analisando os pedidos de 35 atletas para competir como independentes.

A avaliação considera principalmente se eles se submeteram a controles antidoping confiáveis em agências estrangeiras, visto que o laboratório de Moscou, antes credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), foi suspenso após a divulgação do escândalo de doping patrocinado no país.

Por GloboEsporte.com/Moscou