ESPORTE NACIONAL

Niterói recebe campeonato júnior de luta olímpica

Neste fim de semana, principais atletas da categoria lutam por uma vaga na seleção brasileira

Em 27/02/2015 Referência JCC

A cidade de Niterói recebe, neste fim de semana, o Campeonato Brasileiro Júnior Caixa de Luta 2015. A competição, no Ginásio Caio Martins, contará com os principais atletas com idade entre 18 e 20 anos lutam nas 24 categorias em busca de uma vaga na equipe nacional.

Os campeões do torneio treinam em regime de concentração do dia 1º a 18 de março no Rio de Janeiro, para as duas principais competições do ano, o Pan-Americano Júnior em Cuba e o Campeonato Mundial Júnior 2015, em agosto no Brasil.

Os primeiros a entrarem no tapete de lutas serão os atletas do estilo greco-romano. Em 2014, os atletas do Rio de Janeiro e São Paulo dominaram o estilo com três medalhas de ouro cada. Além dos atletas remanescentes na categoria da temporada passada, dois atletas campeões pan-americanos cadetes subiram para os juniores em 2015, Calebe Corrêa e Rapahael Conceição.

Na sequência entram no tapete as atletas da luta feminina. Em 2015, quatro atletas puderam viajar e competir ao lado da equipe sênior no Grand Prix de Paris e no Klippan’s Lady Open.  As amazonenses Brenda Palheta e Andria Pimentel, a paraibana Rayane Souza e carioca Taciane Santos entram como favoritas em suas respectivas categorias.  Em 2014, as cariocas levaram cinco das oito categorias disputadas.

O estilo livre encerra o dia de competições. Como na luta feminina, dois atletas puderam treinar e competir ao lado da equipe sênior o carioca Carlos Murta e o amazonense Matheus Frota. Em 2014, o estilo livre mostrou o crescimento da luta olímpica nacional. Pernambuco, Paraíba e Bahia levaram um ouro cada.

Fonte: Ministério do Esporte