TEMAS GERAIS

Nível de radiação em Chernobyl é "anormal", diz agência

Autoridades ucranianas afirmam que militares russos podem ter sido expostos à radiação.

Em 26/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

A notícia chega no dia do aniversário de 36 anos da explosão em um dos reatores da usina, naquele que é considerado o maior desastre nuclear da história.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) afirmou nesta terça-feira (26) que o nível de radioatividade na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, é "anormal".

A notícia chega no dia do aniversário de 36 anos da explosão em um dos reatores da usina, naquele que é considerado o maior desastre nuclear da história.

"O nível de radiação, eu diria, é anormal", declarou o diretor da Aiea, Rafael Grossi, durante uma visita à central ucraniana.

Segundo Grossi, houve picos nos índices de radiação em função do deslocamento de equipamentos pesados durante o breve período de ocupação russa em Chernobyl, entre fevereiro e março.

Ainda de acordo com Grossi, a tomada da central pelas tropas de Moscou foi "muito, muito perigosa." A ocupação teve início em 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão russa à Ucrânia, e durou até o fim de março, quando o Kremlin decidiu concentrar suas tropas na tomada do Donbass.

Autoridades ucranianas afirmam que militares russos podem ter sido expostos à radiação ao realizar escavações em diversos locais. A central de Chernobyl hoje está desativada, enquanto o reator destruído pela explosão de 1986 é protegido por uma enorme cúpula de aço. (Ansa)

Leia também:

Sedu e o Instituto Unibanco recebem o Prêmio Evidência
Procon Serra comemora 21 anos com ações nos bairros
Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão
Viana oferece empréstimos de até R$ 300 mil pelo Acelera ES
Procon-ES debate melhorias no atendimento ao consumidor
Ucrânia acusa Rússia de enterrar os civis em valas coletivas
Detran|ES fiscalizam vans de Transporte Escolar em Cariacica
Desfiles do grupo especial de SP começam nesta sexta (22)
Desfile das escolas em Sapucaí terá reforço no policiamento
Aeroportos devem ter movimento ainda maior neste feriado

TAGS:
CHERNOBYL | RADIAÇÃO | MILITARES | AIEA | UCRÂNIA