CULTURA

Noite de premiação no 22º Festival de Cinema de Vitória/ES.

A noite desta quarta (16) será de premiações no 22º Festival de Cinema de Vitória.

Em 16/09/2015 Referência JCC

A noite desta quarta-feira (16) será de premiações no 22º Festival de Cinema de Vitória. A partir das 21h30, será concedido o Troféu Vitória aos vencedores das mais de 20 categorias distribuídas nas diversas Mostras Competitivas do Festival, incluindo os eleitos pelo júri técnico e pela votação do júri popular.
 
Na noite de encerramento, o Festival abre espaço para filmes produzidos no Espírito Santo. Fora de competição, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, de Rodrigo de Oliveira, é o último longa-metragem a ser exibido na edição deste ano. Antes dele, será lançado o curta-metragem “João”, de Carlos Augusto de Oliveira, e serão exibidos, ainda, os filmes vencedores das duas últimas edições do Concurso de Roteiro Capixaba, “Talvez Amanhã”, de Jeffe Pinheiro, vencedor do concurso de 2013, e “Intenso”, de Ricky Oliveira, roteiro premiado em 2014.
 
Co-produzido pela Galpão Produções, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, exibido na Mostra Aurora, dentro da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, foi gravado no distrito de Burarama, interior do Espírito Santo, e é o segundo longa-metragem do diretor (o mesmo de “As Horas Vulgares”, ao lado de Vitor Graize). O filme será exibido pela primeira vez em Vitória.
 
A trama gira em torno de João, um músico de 32 anos que opta pelo isolamento no interior do Espírito Santo, depois de Flora, sua mulher grávida, romper a relação. Quando finalmente parece estar pronto para reparar seus erros junto à mulher e acompanhar o parto de seu filho, João é surpreendido pela misteriosa visita de Max, seu melhor amigo, muitos anos desaparecido e dado como morto.
 
A Sessão Especial de Encerramento acontece a partir das 18h30, no Theatro Carlos Gomes. Antes dela, às 18 horas, os curtas vencedores dos concursos de roteiro também estarão na tela.
 
Mais espaço para o cinema local
 
Além de encerrar o Festival, produções locais estarão na 2ª Mostra Outros Olhares, que acontece às 16 horas, no Theatro Carlos Gomes. Uma seleção de documentários e ficções faz um panorama do cinema produzido no Estado, em mais uma janela voltada exclusivamente para filmes capixabas. Os sete curtas da mostra concorrem ao Troféu Vitória pelo júri popular.
 
E, como discutir cinema é tão importante quanto consumi-lo, o Festival de Cinema de Vitória abre espaço, em seu último dia de programação, para o Fórum do Audiovisual Capixaba, em parceria com o Congresso Brasileiro de Cinema e a ABD Capixaba. O evento, que acontece das 13 às 17 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, tem o objetivo de reunir, debater e formular propostas em prol do cinema brasileiro, em todas as suas formas de expressão. Além de buscar fortalecer o debate local, o resultado desse trabalho, realizado em diversos Estados, culminará na realização do IX Congresso Brasileiro de Cinema, em 2016.
 
Por fim, o momento de grande expectativa: a premiação.
 
Confira a programação de quarta-feira (16/09):
9h e 14h - 16º Festivalzinho de Cinema - Cineclube Metrópolis (Ufes)
9h - Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib - Hotel Senac Ilha do Boi
11h - Debate da 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 4ª Mostra Corsária (noite anterior) - Hotel Senac Ilha do Boi
12h - Coletiva da 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas (“Ela Volta na Quinta”) - Hotel Senac Ilha do Boi
13h - Fórum do Audiovisual Capixaba - Hotel Senac Ilha do Boi
16h - 2ª Mostra Outros Olhares - Theatro Carlos Gomes
Meltdown, de Victor Neves, Pedro Mellate e Renato Miranda (ES, FIC/16 min.)
Coisa de Menino, de Bipe Couto e Dayana Cordeiro (ES, FIC/17 min.)
Beatitude, de Délio Freire (ES, FIC/15 min.)
A História Oculta, de Orlando Bonfim (ES, DOC/29 min.)
Inferno, de Thiago Moulin (ES, DOC/25 min.)
Bar, Doce Lar. A História do Bar Santos, de Francélio Cristóvão de Oliveira (ES, DOC/26 min.)
Estradas de Bárbara, de Adriana Jacobsen (ES, DOC/20 min.)
18h - Exibição dos filmes vencedores do Concurso de Roteiro Capixaba (edições anteriores) - Theatro Carlos Gomes: Talvez Amanhã (ES, FIC/15 min.), de Jeffe Pinheiro, e Intenso (ES, FIC/9 min.), de Ricky Oliveira.
18h30 - Sessão Especial de Encerramento: lançamento do filme João, de Carlos Augusto de Oliveira (ES, FIC/20 min.) e exibição de Teobaldo Morto, Romeu Exilado, de Rodrigo de Oliveira (ES, FIC/118 min.) *Fora da competição
21h30 - Premiação - Theatro Carlos Gomes
Serviço
22º Festival de Cinema de Vitória
Data: de 11 a 16 de setembro
Locais:
- Theatro Carlos Gomes – Centro - Vitória
- Cineclube Metrópolis – Ufes – Vitória
- Hotel Senac – Ilha do Boi – Vitória
 
Entrada gratuita
 
Fonte:Secom ES