CULTURA

Nomeada nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

Maria Fernanda foi a escolhida pela Comissão de Seleção para assumir a direção do museu em caráter de cargo comissionado.

Em 01/04/2015 Referência JCC

Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira foi nomeada, nesta quarta-feira (1º), a nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (RJ), vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Graduada em museologia e mestre em Memória Social pela Unirio, Maria Fernanda foi a escolhida pela Comissão de Seleção para assumir a direção do museu em caráter de cargo comissionado, conforme definido pela Chamada Pública Nº 2, de 7 de março de 2014.

Atualmente, exercia a função de coordenadora de museologia do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. Dentre as suas atribuições estava a realização de estudos e pesquisas museológicas, históricas e antropológicas sobre temas relativos às regiões Norte e Nordeste; além do planejamento, coordenação e execução das atividades técnicocientíficas, atividades e projetos museológicos do MUHNE e de seus setores relacionados; exposições de longa duração, temporárias e itinerantes entre outras.

Sua trajetória profissional inclui participação em comissões, coordenação de cursos e oficinas, curadoria e pesquisa.

Critérios

Para a seleção foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, a comissão de seleção designada também realizou entrevista oral com o candidato.

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus