CIDADANIA

Nova iluminação no Ciac vai gerar economia de energia em Vitória

Acordo permitira troca das lâmpadas do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão.

Em 24/10/2018 Referência JCC / Fabrício Faustini - Secom/PMV

Wilbert Suave Silva

A Prefeitura de Vitória deverá economizar cerca de R$ 170 mil em energia elétrica em um ano por meio do Programa de Eficiência Energética da EDP, cujo contrato foi assinado, na tarde da última quinta-feira (18), na sede da distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, na Enseada do Suá.

O projeto consiste na modernização do sistema de iluminação do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, com a substituição das atuais lâmpadas fluorescentes tubulares e projetores da iluminação externa por lâmpadas do tipo Led. No total, serão substituídas 3.674 lâmpadas.

O acordo contempla ainda a instalação de uma microcentral de geração fotovoltaica de 50 kWp, energia produzida a partir da luz solar.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

A energia economizada será de 266,33 mWh ao ano, que representa mais de 1 mil residências consumindo aproximadamente 250 kWh/mês durante 12 meses. A mudança possibilitará uma mesma eficiência usando iguais características de tamanho, tensão e capacidade de iluminação.

Atrativa

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

"As ações contribuirão para que tenhamos uma unidade com muito menos gastos em energia. Trata-se de um prédio antigo, e a parceria permitirá economia com energia elétrica e uma iluminação mais atrativa com lâmpadas e projetores modernos que valorização o imóvel", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo.

Incentivo

Imagem divulgação

Encontro na sede da EDP selou o acordo para o Programa de Eficiência Energética. Secretários Luiz Paulo e Henrique Valentim representaram a PMV

De acordo com o diretor da EDP, João Brito Martins, a iniciativa é um incentivo à aplicação cada vez maior de estratégias que levem ao consumo eficiente. "Com os investimentos na área de eficiência energética, a EDP busca sempre estimular o uso consciente e racional da energia, difundindo conceitos de responsabilidade socioambiental e equilíbrio do orçamento, seja para órgãos públicos, empresas ou consumidores residenciais".

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

Ele completou: "As ações desenvolvidas na Prefeitura de Vitória terão uma grande repercussão e abrangência, que atenderão não só os servidores, mas também a quem mais utilizar os serviços no local".

O acordo assinado faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O mesmo programa permitiu a troca das 2,3 mil lâmpadas da sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. 

Todas as salas do Palácio Municipal tiveram as lâmpadas antigas substituídas por iluminação de LED, o que gera uma economia de 15% no consumo de energia.