SAÚDE

Novembro azul desperta atenção para a saúde do homem

60% dos homens buscam orientação apenas quando os sintomas são mais graves.

Em 31/10/2017 Referência JCC / Yasmin Brandão

O Novembro Azul coloca em evidência um assunto que muitas vezes é negligenciado: a saúde masculina. Cerca de 60% dos homens se consultam apenas com o aparecimento de sintomas mais graves, segundo dados mais recentes do Centro de Referência da Saúde do Homem, instituição renomada na América Latina.

Ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos pacientes são acompanhados pelas mulheres e pelos filhos em consultas médicas. O comportamento prejudica o diagnóstico de doenças como o câncer de próstata.

A oncologista da Medquimheo Morgana Stelzer Rossi explica que a ausência de sintomas evidentes na fase inicial dificulta a identificação precoce da doença. “O câncer de próstata é silencioso, o que dificulta o diagnóstico”, afirma.

Dificuldade de urinar ou aumento da vontade de urinar devem ser observados pelo homem, de acordo com a oncologista. “Os sintomas podem ser indicativos do câncer de próstata. Por isso, ao apresentar essas características é importante buscar uma orientação médica”, esclarece.

Prevenção é tudo

Além da conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul serve de alerta para a prevenção das doenças comuns entre os homens. Números revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 15% da população masculina brasileira é obesa.

A especialista alerta que a obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer, além de diminuir a qualidade de vida do paciente. “Controlar o peso e ter hábitos saudáveis é uma questão de saúde e deve ser levada a sério pela população”, finaliza.

(Foto: Divulgação)