CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Novo Portal Capacidades foi lançado nesta quarta-feira (12).

Página terá aplicativo para celular e ferramentas para divulgar e realizar atividades de capacitação.

Em 13/08/2015 Referência JCC

O Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), lançou nesta quarta-feira (12) o novo Portal Capacidades. Com a nova ferramenta, será possível fazer inscrições nos cursos por meio do celular. O app já está disponível para download e é compatível com os sistemas Android e IOS.

Para o secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Luis Oliveira Ramos, o Portal é um importante canal de divulgação das questões que o Ministério trabalha e de elementos de capacitação técnica para os profissionais dos servidores públicos e para auxiliar na utilização de recursos. “Essa oportunidade que se dá por meio do Capacidades é importante porque em alguns momentos não há recursos, mas quando tiver precisa ter condições para realizá-lo. Nesse sentido, a capacitação permite que se tenha bom desempenho na elaboração e na implementação dos projetos”, explicou.

A alteração no Portal foi realizada em parceria entre o Ministério das Cidades e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O representante do BID, José Barroso, esclareceu que o objetivo dessa mudança é melhorar a gestão pública no Brasil, oferecendo uma ferramenta fundamental para a qualificação de entidades públicas municipais e estaduais. “Percebemos a enorme carência que existe nessa área de formação e capacitação, por isso apostamos num investimento que possa oferecer esse tipo de oportunidade. A ferramenta vem preencher essa necessidade e traz inúmeras oportunidade e facilidades de modo prático e funcional”, afirmou .

Cursos

Mais de 50 mil pessoas já participaram da Plataforma de Educação a Distância desenvolvida pelo Ministério das Cidades, com 80 turmas em 16 cursos relacionados à gestão e desenvolvimento urbano.

Os cursos são gratuitos e têm como público-alvo técnicos, gestores, agentes sociais dos municípios, Estados, Distrito Federal e instituições responsáveis pela elaboração, implementação e avaliação da política urbana.

Fonte: Ministério das Cidades, com informações do Portal Capacidades.