CIDADE

Nuvem de poeira chama a atenção na Praia de Camburi, em Vitória (ES).

Moradora registrou situação e acredita que culpa é da obra no aeroporto.

Em 14/09/2016 Referência JCC

Uma nuvem de poeira chamou atenção de quem passava pelo calçadão de Camburi, na manhã desta quarta-feira (14). A situação foi registrada por volta das 9h.

Uma moradora de Jardim da Penha, Vanda Lopes, que mora no bairro há seis anos, tirou fotos e afirmou nunca ter visto algo assim. Ela suspeita de que a poeira tenha sido provocada pelas obras do Aeroporto de Vitória.

"O vento está muito forte. Não sei se está levantando poeira da obra do Aeroporto de Vitória. É uma nuvem estranha, que cobre tudo, depois some. Está um vendaval", contou.A poeira, conta a moradora, também chamou atenção de muitas pessoas que passavam pelo local. "Eu olhei para aquilo no final da praia e fiquei intrigada. Quem estava passando também reparou. Já que fui com a máquina, aproveitei para registrar. Parece uma nuvem ou uma neblina", finaliza.

Outro lado
Em nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que, juntamente com o consórcio responsável pela obra de construção do novo complexo do Aeroporto de Vitória, vem intensificando as ações mitigadoras.

O cumprimento, de acordo com a empresa, está sendo feito devido às determinações dos órgãos ambientais, visando a minimizar os impactos causados pelos serviços.

A empresa esclarece que, diariamente, são usados cerca de 20 caminhões-pipa nas áreas em obras. Na nota diz, ainda, que também foi iniciada a construção de um sistema de umedecimento do solo, por irrigação, nas áreas mais afetadas.

A Infraero destacou, ainda, que em determinadas vias de trânsito foram lançadas britas. O serviço foi estendido ao período noturno, para aproveitar a menor intensidade dos ventos e da temperatura. A etapa de plantio de grama também foi antecipada e já foi iniciada.

Fonte: g1-ES