ECONOMIA CAPIXABA

Nível de inadimplência em Vitória cai mais uma vez em julho

O cartão de crédito continua figurando como o principal tipo de dívida.

Em 10/08/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Helene Santos

Entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda mensal com dívidas ficou, em média, em 29,9% e com a renda comprometida pelos próximos 7 meses

A inadimplência apresentou leve queda em julho ficando em 35,1%, sendo 1,0 p.p. menor frente ao mês anterior e corresponde a cerca de 46 mil famílias com pelo menos uma conta ou dívida em atraso. Frente ao ano passado, a inadimplência ficou 3,9 p.p. menor. O percentual daquelas cuja expectativa é que não tenham condições de pagar as dívidas em atraso no próximo mês caiu para 16,0%.

Já o endividamento das famílias de Vitória subiu na passagem de junho para julho de 2020, ficando em 77,5%, o que corresponde a cerca de 102 mil famílias da capital. Em relação a 2019 o endividamento ficou 11,7 p.p. maior.

O cartão de crédito continua figurando como o principal tipo de dívida, sendo apontado por 76,0% das famílias endividadas. A categoria “outros” é o segundo tipo mais representativo (36,0%), influenciado por financiamentos de carro e crédito consignado.

Entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda mensal com dívidas ficou, em média, em 29,9% e com a renda comprometida pelos próximos 7 meses. Já os inadimplentes afirmaram que o pagamento está atrasado, em média, há 59 dias. 

Análise por Renda Familiar

O maior nível de endividamento e inadimplência está concentrado nas famílias de renda mais baixa (renda familiar até 10 salários mínimos). Enquanto para esse grupo o nível de endividamento está em 80,4% e o de inadimplência em 38,4%, para o outro grupo (com renda familiar acima de 10 s.m.) o endividamento está em 59,1% e a inadimplência em 17,2%. 

A Fecomércio-ES pontua que pelos indicadores de vendas do comércio observou-se uma queda drástica do consumo de bens, serviços e turismo e acredita que esse recuo teve efeito de equilibrar os indicadores. A situação levou as famílias a comprarem apenas o necessário e se endividarem o menos possível, o que segurou uma explosão negativa dos indicadores. Auxílios dos governos, como o pagamento do auxílio emergencial também contribuíram nesse cenário. 

Brasil

O número de endividados no País ficou em 67,4% em julho. O índice apresentou aumento mensal de 0,3 ponto percentual e anual de 3,0 pontos percentuais. O percentual de inadimplentes ficou em 26,3% e daqueles que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês subiu para 12,0%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para a elaboração das análises de seus estados. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. (Com informações da Fecomércio-ES)