CIÊNCIA & TECNOLOGIA

O impacto da tecnologia na vida das mulheres de negócios

Só entre as mulheres, o índice de desemprego fechou o ano em 13,4%.

Em 19/03/2018 Referência JCC, Breno Damascena

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no quarto trimestre de 2017, o desemprego afeta grupos sociais de forma distinta. Só entre as mulheres, o índice de desemprego fechou o ano em 13,4%, contra 10,5% entre homens. Impactadas por esse cenário pouco amistoso, algumas dessas mulheres estão recorrendo à tecnologia para combater a desigualdade.

Para a haitiana Marie Berthie, a tecnologia surgiu como uma oportunidade de recomeçar a vida e profissão num país ainda desconhecido. "Além do choque cultural e da língua, quando comecei a trabalhar no Brasil, sofri com as pessoas que sempre estranham uma pessoa como eu na área de reformas. Costumo escutar que, por ser mulher, não vou conseguir", revela Marie, que é especialista em reparos e passou a utilizar o GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil.

Com a ajuda do aplicativo, ela aumentou a demanda de trabalho e, consequentemente, a renda. "A gente não sabe aproveitar todos os espaço para crescer, mas com um incentivo nós conseguimos", sinaliza ela, que hoje, um ano e dois meses depois de chegar ao país, já conta com uma equipe de funcionários para realizar serviços de manutenção, hidráulica, pintura, jardinagem e marido de aluguel.

Seguindo também na contramão do mercado tradicional, a cineasta Carolina Gesser aproveitou as facilidades proporcionadas pela tecnologia para dar vida à sua produtora Aqueles Filmes. O foco do empreendimento são vídeos com temática social e projetos de empoderamento econômico da mulher.

"Ainda vivemos num mundo bastante machista, principalmente no ambiente profissional. Ao lado dos meu sócios, quero desenvolver conteúdo sobre essa e outras questões importantes", conta ela.

Cliente da Contabilizei, escritório de contabilidade que utiliza tecnologia para otimizar processos, Carolina destaca a agilidade e tranquilidade que são proporcionadas pela empresa como essenciais nos primeiros passos do negócio. "Além de serem ágeis e solícitos nos diversos processos que envolvem a parte contábil, todos os dados estão facilmente acessíveis. Eles ajudaram a formar o que somos hoje", complementa.

Imagem: Unsplahs/ Pixabay