CENÁRIO EMPREENDEDOR

O que é Marketing de Varejo

Numa visão mais aprofundada, podemos afirmar que o varejista é a ponte entre fabricante, atacadista e/ou distribuidor e vende diretamente ao consumidor final.

Em 22/09/2014 Referência Prof. José Luiz Mazolini

Basicamente, o que se entende sobre Marketing de Varejo é a relação vendedor x consumidor e, entre eles, infinitos produtos de consumo que podem ser vendidos unitariamente ou em quantidades variadas.
Numa visão mais aprofundada, podemos afirmar que o varejista é a ponte entre fabricante, atacadista e/ou distribuidor e vende diretamente ao consumidor final.

O varejista, no Brasil, vivencia diariamente sua atividade comercial com certo domínio da relação fornecedor x consumidor e, por isso, seu negócio sobrevive desde os anos 60.
Sabe-se que os mais atentos empresários, ao longo destes anos, não se contentaram somente em administrar o fornecimento de produtos e a simples e óbvia relação com o consumidor final.

Eles fizeram mais:
Escolheram pontos de vendas mais atraentes (vizinhança, bairros, centros, shoppings, etc.);
Criaram e contrataram profissionais (colaboradores em geral) com perfis mais adequados ao tipo de negócio;
Treinaram e capacitaram a equipe de colaboradores para uma melhor performance de trabalho e produtividade;
Criaram uma marca e uma imagem institucional mais forte;
Consolidaram parcerias nas negociações com seus fornecedores, com o objetivo de adquirir produtos com melhor relação custo x benefício;
Frequentemente realizam promoções sazonais;
Utilizam da tecnologia para a venda delivery.

Velocidade
Porém, mesmo assim, os resultados não são os esperados.
O que pode estar acontecendo?
O mundo não caminha mais na velocidade dos anos 1960, 1980 ou 2000. Agora, as transformações acontecem numa velocidade estonteante e, por isto, as estratégias e táticas de cada negócio devem ser repensadas a cada instante.
O varejo moderno requer uma nova definição para o consumidor, visto a partir de agora como parceiro e não somente como cliente.
Clientes escolhem, compram produtos e interagem com as pessoas. Consumidores consomem e interagem com os produtos.
A partir de agora, os fabricantes devem se preocupar com os produtos e o varejista deve se preocupar com a qualidade da comunicação e do relacionamento com a equipe de colaboradores, fornecedores e os clientes.
Afinal, o varejista deve acrescentar muito mais qualidade aos serviços e produtos oferecidos.
Este será o grande diferencial na tomada de decisão de compra.
Identificar quem são os seus clientes, suas preferências, expectativas e, de preferência, surpreende-los.

Confiança
Antes de iniciar uma negociação com seus clientes, mostre disposição em servi-los, transmitindo confiança e segurança nas palavras. A base de uma boa negociação é consolidada pela proposta de lealdade entre as partes e na construção de relacionamentos de confiança, que geram negócios e resultados positivos. É a expectativa do ganha-ganha, infelizmente desprezada por muitos.
Se não é esta a prática diária na sua empresa, não espere nem mais um dia para repensar seu negócio de varejo. Busque ajuda de um profissional de marketing, que definirá o alinhamento das estratégias.

É preciso planejar e seguir fielmente o planejamento. Ser flexível às constantes e inevitáveis mudanças. Obedecer às regras estabelecidas pelo próprio mercado, não desviando o foco do seu negócio, se quiser sobreviver na guerra da competitividade, muitas vezes desleal.
O novo Marketing de Varejo, se bem utilizado, constroi valiosos bancos de dados que geram resultados extraordinários.

O autor é diretor da Mazolini Consultoria & Marketing e Palestrante - www.mazoliniconsultoria.com.br
Artigo publicado noa edição nº 01, do Correio Capixaba, impresso..