ESPORTE NACIONAL

O que esperar da primeira convocação da Seleção em 2023

Com uma lesão ligamentar no tornozelo direito, Neymar segue em tratamento.

Em 03/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Thais Magalhães/CBF

Três jogadores que foram à Copa do Catar são ausências certas na lista de Ramon Menezes para amistoso contra o Marrocos, em 25 de março; Neymar, lesionado, é dúvida.

Após mais de seis anos sob o comando de Tite, a seleção brasileira inicia um novo ciclo a partir desta sexta-feira. Às 11h, o técnico interino Ramon Menezes irá anunciar os convocados para o amistoso contra o Marrocos, que será realizado em 25 de março, na cidade de Tânger, no norte do país africano.

A expectativa é pelo início de uma renovação do grupo da Seleção, com oportunidades a jogadores nunca convocados. E o ge fez um levantamento de jovens que têm se destacado neste início de 2023 para um #ficadica a Ramon.

Em um processo de reformulação que ainda não tem um condutor definitivo - Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é o preferido da CBF, que aguarda o fim da temporada europeia para intensificar negociações -, o interino já tem um bom número de jovens para estiveram no Catar para tocar o processo. Ao todo, 12 nomes convocados por Tite tinham 25 anos ou menos.

No grupo, está o trio do Real Madrid: Vini Jr, Militão e Rodrygo, além de peças que têm assumido o protagonismo. Bremer e Martinelli, por exemplo, que tiveram poucos minutos na Copa, fizeram gols em vitórias importantes de Juventus e Arsenal nesta semana.

Entre as possíveis novidades, a função com maior profusão é a de volante. Jovens como Danilo, João Gomes, André, Douglas Luiz, Joelinton e Andrey vão amanhecer na sexta-feira de olho na lista de Ramon. O último, por sinal, é o mais jovem e um dos grandes candidatos a calouro desta seleção.

Recontratado pelo Vasco, Andrey Santos, de 18 anos, foi craque e artilheiro do Sul-Americano Sub-20 conquistado pelo Brasil sob o comando de Ramon e precisa de rodagem tanto para somar pontos que o permitam ter visto de trabalho para defender o Chelsea quanto de olho no Mundial da categoria, em maio, na Indonésia. O ponto negativo é que uma convocação o tiraria de uma das semifinais do Campeonato Carioca.

Na linha defensiva, os laterais Caio Henrique e Dodô são outros à espera de uma oportunidade. O primeiro é destaque não é de hoje pelo lado esquerdo com a camisa do Mônaco e soma seis assistências no Campeonato Francês, atrás somente de Messi, Neymar e Jonathan Class, meia francês do Marselha. Na direita, Dodô, de 24 anos, tem realizado temporada consistente na Fiorentina e chama a atenção desde os tempos de Shakhtar.

Pelos lados do campo, David Neres e Luiz Henrique surgem como possibilidades, apesar da alta concorrência. O atacante do Benfica até fez parte do grupo campeão da Copa América de 2019, mas sofreu com a guerra na Ucrânia, perdeu espaço com Tite e reencontrou o bom futebol em Portugal. Já são 21 participações diretas em gols (nove marcados e 12 assistências).

Com apenas 22 anos, Luiz Henrique não precisou de muito tempo para se adaptar ao futebol espanhol. Vendido pelo Fluminense ao Bétis, soma três gols e cinco assistências logo na primeira temporada, onde tem 30 jogos, sendo 20 como titular.

Por fim, a meia é uma das posições mais carentes após a lesão de Neymar e o início de ano oscilante de Lucas Paquetá e Everton Ribeiro. Na fila há um bom tempo, Raphael Veiga tenta, enfim, ter uma oportunidade aos 27 anos e mantém o alto nível de atuação pelo Palmeiras. Em dez jogos em 2023, são cinco gols e cinco assistências.

Outro que vive boa fase no setor é Andreas Pereira. Desde que deixou o Flamengo, assumiu protagonismo ao lado do sérvio Mitrovic na boa campanha do Fulham na Premier League e vive a expectativa de ser lembrado. São seis assistências na principal liga do mundo, atrás apenas de Kevin de Bruyne, Saka e Eriksen.

Desfalques previstos, e Neymar dúvida

Dos 26 atletas que foram para a Copa do Mundo do Catar, três são ausências certas: os veteranos Thiago Silva e Daniel Alves, além do atacante Gabriel Jesus.

O zagueiro do Chelsea se recupera de uma no ligamento do joelho esquerdo e deve ficar pelo menos mais um mês sem atuar. Já o lateral-direito segue preso na Espanha, acusado de estuprar uma mulher. O jogador do Arsenal, por sua vez, voltou a treinar nessa semana, mas ainda não atuou desde a lesão sofrida no joelho no jogo contra Camarões, na terceira partida da Copa.

Neymar é dúvida. Com uma lesão ligamentar no tornozelo direito, sofrida em 19 de fevereiro, o camisa 10 segue em tratamento e pode ficar fora da lista.

Como os campeonatos locais do Brasil serão interrompidos durante essa data Fifa, é possível que Ramon dê chances a atletas que atuam em território nacional. Espera-se a presença de jovens jogadores na lista, uma vez que o treinador comandou a equipe sub-20 que conquistou o título sul-americano no mês passado, na Colômbia.

A data Fifa de março vai do 20 ao 28, permitindo a realização de dois jogos. Porém, a CBF optou por disputar apenas um amistoso. Os atletas serão liberados logo após a realização do jogo contra Marrocos.

Na seleção principal, Ramon utilizará boa parte de sua comissão técnica na equipe de juniores.

A próxima data Fifa será em junho. Ainda resta confirmação da entidade, mas a expectativa é que as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 comecem em setembro. (Por Bruno Cassucci e Cahê Mota, do GE)

Leia também:

Projetos Criança Cidadã estão com as inscrições abertas
Vem aí a Copa Verão de Futebol Infantil em Domingos Martins
Ginasta Capixaba é convocada para Seleção Brasileira
Carnaval 2023: Arena Esportiva contará com aulas gratuitas
Inscrições abertas para a Temporada de Areia em Cachoeiro
Paulo Games vai disputar o ‘Itapemirim Fight’ de jiu-jitsu
> ​Desafio no skate, patins e BMX no Pump Track em Vila Velha
Inscrições abertas para competição de bocha em Cachoeiro
Atletas capixabas conquistam medalhas no Beach Wrestling
Vila Velha:​ atividades esportivas gratuitas em todas regiões

TAGS:
CONVOCAÇÃO | SELEÇÃO BRASILEIRA | EXPECTATIVAS | RENOVAÇÃO | VETERANOS