CENÁRIO EMPREENDEDOR

O sucesso administrativo de um profissional liberal.

Muitos advogados, engenheiros, consultores e profissionais de TI têm optado por esse caminho

Em 10/02/2017 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

Dia desses, estava lendo um conteúdo de autoria do administrador, Fernando Bottura, que tratava sobre o profissional liberal, e decidi sintetizar o tema.

Ele dizia que fazer a escolha por seguir carreira como profissional liberal é uma opção que proporciona diversas vantagens que se definem, por exemplo, pela flexibilidade de horário, poder de gerenciamento da agenda, possibilidade de escolha dos clientes, além de alinhar os trabalhos às necessidades de ganhos.

Advogados, engenheiros, arquitetos, esteticistas, consultores de negócios, profissionais de imprensa, tecnologia da informação, entre tantos outros, têm preferido esse caminho.

Por outro lado, esbarram nas dificuldades administrativas, por trata-se de um perfil de profissional, na maioria das vezes, especialista apenas na sua atividade. A ele, falta melhor conhecimento sobre o controle do negócio, formação de preços, definição dos custos, fluxo de caixa, etc.

Existem várias orientações que permitem absorver novos conhecimentos, aprimorar conceitos e técnicas dentro dessa realidade.

APRIMORAMENTO

Quando faço a opção por seguir carreira solo, supostamente, sei que estarei sozinho e terei de tomar decisões rápidas e assertivas. Não posso cometer o erro da soberba, acreditando que já domino minha área de atuação e que não necessito de aprimoramentos.

Terrível engano. O mercado global é extremamente dinâmico e exige de cada profissional o máximo de conhecimento, eficácia, responsabilidade, compromisso e desempenho. Por maior que seja a autoconfiança, a sugestão é mergulhar na “multidão de águias”, extraindo deste ambiente as informações mais positivas, as experiências de sucesso e os melhores exemplos.

CAPACIDADE

Meu avô dizia que, o pior cego é aquele que não quer enxergar. Significa dizer que, não saber administrar, é uma coisa, não querer a prender administrar, é outra coisa.

É verdade que boa parte dos profissionais liberais encontram enormes dificuldades em conduzir administrativamente, não apenas seu negócio, como também, sua carreira profissional.

É preciso buscar orientações, estudar, aprender, participar de palestras e treinamentos. Nesse ambiente moderno, a informação, o conhecimento e as oportunidades de aprendizado se espalham por todos os lados, permitindo facilidades para o crescimento. Ainda que existam os padrões administrativos, cada caso é um caso.

CUSTOS

Ao profissional liberal, é fundamental a escolha de um bom e agradável ambiente de trabalho que possibilite a realização das tarefas e o atendimento aos clientes e parceiros, observando um custo acessível, devidamente calculado. Observar que o mais agradável não necessariamente precisa ser o mais caro. Os custos desnecessários devem ser descartados, definitivamente. Fazer altos investimentos em escritórios e equipamentos luxuosos, certamente, não representa o melhor caminho para o negócio, tão pouco, se traduz na melhor prestação dos serviços. 

ATENDIMENTO

Para conquistar um cliente, ou novos clientes, é preciso percorrer longos caminhos, em qualquer atividade, cada um ao seu modo. O fato é que precisa ser visto, positivamente. Existem vários meios de construir network que gera negócios, seguindo pelas ações publicitárias e de marketing. O grande desafio é mantê-los. Por incrível que pareça, profissionais liberais e empresas, depois de fazer esforços incríveis para essa conquista, conseguem jogá-los fora por causa do mal atendimento. Lembre-se sempre de que o “chefe” é o cliente e, nessa relação de troca, ninguém precisa perder. É preciso ser leal, verdadeiro, oferecendo diferenciação.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.