CIDADE

O turismo de observação de Baleias foi apresentado para VV

O projeto apresentado prevê ações de caráter educacionais, científicos e culturais.

Em 03/08/2018 Referência JCC - Secom PMVV

Léo Merçon

Para incentivar o passeio e a educação ambiental na rede municipal de ensino, foi apresentada na manhã desta quinta – feira (02), pelas instituições Projeto Amigos da Jubarte e Canal as pesquisas já desenvolvidas para o turismo de observação de baleias Jubarte que cresce a cada ano no estado através da sua migração. Por ano passam pelo litoral capixaba cerca de 22 mil baleias.
 
O projeto apresentado prevê ações de caráter educacionais, científicos e culturais e aposta num novo panorama turístico em grande expansão, como o turismo náutico, o sustentável, o educacional e o ambiental. A subsecretária municipal de Turismo, Neymara Carvalho, disse que a reunião foi muito produtiva visando a união de várias secretarias. “É um turismo atual e crescente na nossa costa, em uma hora e meia estamos próximos o bastante para a observação das baleias e somos um dos pontos do Brasil mais próximo de visitação in loco”, disse.
 
Na ocasião ficou definido que as secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma) irão disponibilizar seus respectivos responsáveis junto as instituições para que desenvolvam projetos de educação nas escolas municipais. Em uma próxima saída do grupo para pesquisa e turismo náutico o prefeito e sua equipe irão participar.  
 
O turismo de observação é uma eficiente ferramenta de conservação das baleias, além de possibilitar ao público a visualização das baleias durante a sua passagem pela costa de Vila Velha, disse o ambientalista e coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Tiago Ferrari.
 
No projeto para o município as embarcações para observação das baleias sairão de dois locais, da marina da Glória e da marina da 5 Pontes em São Torquato. Os barcos comportam entre 14 a 35 pessoas e os agendamentos dos passeios poderão ser feitos pelo site queroverbaleia.com. Parte do valor do ingresso é utilizado para conservação das baleias.