CENÁRIO EMPREENDEDOR

O Vendedor de Sonhos, uma virada de 360º na vida.

o Vendedor de Sonhos vende o que as pessoas procuram, porém, não está no mercado.

Em 01/07/2017 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

O livro “O Vendedor de Sonhos” do médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, Dr. Augusto Cury, é um best-seller que já foi traduzido para mais de 60 idiomas. A história é sobre um renomado psicólogo (ator, diretor, apresentador e radialista, Dan Filip Stulbach) que, desiludido com a vida, supostamente, por ter perdido o contato com o filho, está prestes a cometer suicídio. Ao conversar com um mendigo (ator uruguaio, César Troncoso), desiste de suas intenções e aceita o convite do novo amigo para seguir por uma nova trajetória.

Essa linda história de vida e motivacional virou filme, um longa que chegou aos cinemas brasileiros em dezembro passado, dirigido por Jayme Monjardim, que conquistou enorme sucesso de público.

Assisti ao filme, fiz a leitura do livro por algumas vezes e, na minha modesta interpretação, o grande barato, o ponto alto desse trabalho é estimular o ser humano a compreender que é absolutamente possível dar uma virada de 360º na carreira profissional, empresarial e na vida de alguém que conheceu frustrações, desilusões, mas que se mantém aberto à novas chances, novos conhecimentos, experiências e oportunidades para recomeçar e seguir adiante, cuja satisfação é a realização dos sonhos.

Essa virada estratégica radical começa pela certeza de que “o ontem” passou e temos “o hoje” à nossa frente, oportunidade para fazer o que quiser com ele – fazer diferente! Por exemplo, se soltar do novelo dos conflitos com Fé, sabedoria, coragem, resiliência, disciplina e atitude positiva.

Segundo o autor, o “Vendedor de Sonhos” vende o que as pessoas procuram, porém, não encontram no mercado e que o dinheiro não pode comprar – coragem para os inseguros, ousadia para os fóbicos, alegria para os que perderam o encanto pela vida, sensatez para os incautos, críticas para os pensadores. Especialmente, para os que pensam em pôr um ponto final na vida, procura vender uma vírgula, uma pequena vírgula, para que eles sigam suas vidas, apesar das tempestades que caiam sobre suas cabeças, e continuam a escrever suas histórias, com alegria.

Num paralelo com a vida real, seja pessoal, profissional ou empresarial, é fato que são enormes as dificuldades e turbulências enfrentadas, diariamente, por milhões de pessoas mundo afora, seja por comportamentos ou mesmo, pisoteadas pelas indiferenças sociais e outras, o que não justifica desistir jamais. Aos que acreditam e confiam, na maioria das vezes, aparecem “mãos” a lhes amparar.

Na história, o misterioso homem inspirou o psicólogo a desistir do suicídio e, para sua surpresa, ouviu: Venha e siga-me, e eu o farei um vendedor de sonhos. O chamamento provocou um burburinho em milhões de neurônios do intelectual.

”Tentei viver sob o teto do júbilo e dos alicerces da segurança, mas me afundei. Tentei estimular meus alunos a pensar, mas formei muitos repetidores de informações. Tentei contribuir para a sociedade, mas era uma ilha de soberba. Se conseguir vender um pouco de sonhos para algumas pessoas, tal qual esse misterioso homem me vendeu, talvez minha vida tenha mais sentido do que teve até aqui”.

Então resolvi segui-lo. Eu, o narrador desta história, sou Júlio César, o primeiro dos discípulos desse homem extraordinário e inquietante.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini  - *colaboração da jornalista Katiuscia Zanatta

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.