TEMAS GERAIS

Observatório Mulher ES lança Painel Violência contra a Mulher

Painel, desenvolvido pela equipe do Observatório Mulher ES reúne dados de todos os estados.

Em 30/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/IJSN

O Observatório Mulher ES é uma iniciativa executava pelo IJSN, que atua como uma ferramenta que monitora a situação socioeconômica e as múltiplas formas de desigualdades da mulher, por meio da construção de painéis interativos de dados e estudos técnicos.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), juntamente com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio do Observatório Mulher ES, apresentaram nessa quinta-feira (29), o Painel Violência. O Painel, desenvolvido pela equipe do Observatório Mulher ES reúne dados de todas as Unidades Federativas (UFs) referentes à violência contra a Mulher, contra a mulher Gestante, contra a mulher Pessoa com Deficiência (PCD), violência por Orientação Sexual, dados sobre Agressão e sobre o Autor do ato violento.

>> Pedalaço da Independência interdita ruas de Vila Velha

O Painel reúne dados do DATASUS de 2017 a 2023, sendo os dois últimos anos dados preliminares, sujeitos à revisão. Ainda é possível fazer consultas ao Painel utilizando diferentes filtros. Por exemplo, na seção de violência contra a Mulher é possível filtrar por violência física, psicológica, sexual, financeira e outras. Na seção de violência por Orientação sexual da vítima é possível visualizar os dados usando o filtro de Identidade de gênero, escolaridade e motivação do ato.

O Observatório Mulher ES é uma iniciativa executava pelo IJSN, que atua como uma ferramenta que monitora a situação socioeconômica e as múltiplas formas de desigualdades da mulher, por meio da construção de painéis interativos de dados e estudos técnicos. O Painel Violência contra Mulher se junta a outros três Painéis já desenvolvidos pelo Observatório Mulher ES: Empoderamento Econômico, Saúde da Mulher e Liderança e Participação Política. Todos estão disponíveis em: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres 

Na aba de violência contra Gestante, o Painel mostra que em 2023 no Espírito Santo, 77,78% dos casos de violência contra Gestante ocorreram nas residências. No Brasil, o percentual chega a 75%.

No Espírito Santo, em 2023 entre os tipos de violências contra a mulher, a maior ocorrência foi de violência física, chegando a 4.474 casos, seguidos por violência psicológica (2.452) e violência sexual (2.073). No Brasil, também em 2023, estes números chegaram a 212.585 casos de violência física contra a mulher, 101.118 de violência psicológica e 70.039 de violência sexual.

O pesquisador do Observatório Mulher ES e um dos responsáveis pela elaboração do Painel, Igor Anacleto, explicou que a construção do Painel buscou apresentar o máximo de informação possível de forma clara e acessível.

“Nosso principal objetivo foi expor essas informações de modo acessível à sociedade como um todo. É um volume de informações muito grande que possibilita visualizar os diferentes cenários da violência conta a mulher no Espírito Santo e em todo o Brasil.” (Com informações do IJSN)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Pedalaço da Independência interdita ruas de Vila Velha
Sefaz apreende R$ 380 mil em bebidas quentes na Serra
Brasil registra 212,6 milhões de habitantes em julho de 2024
SP: chega a 7 o número de presos por suspeita de incêndios
Semana da Pátria com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar
Judicialização eleva preço de passagens aéreas, diz Anac
Cesan antecipa melhorias para garantir abastecimento de água

TAGS:
PAINEL | VIOLÊNCIA | MULHER | DADOS | IJSN