TEMAS GERAIS

Oito toneladas de peixe são apreendidas e doadas no ES

Embarcações não tinham autorização para algumas espécies de peixe.

Em 24/11/2014 Referência JCC

Mais de oito toneladas de pescado não autorizado foram apreendidas no sábado (22), em duas traineiras na Praia do Suá, em Vitória, por órgãos ambientais. A apreensão foi resultado da operação Fronteira Marítima V (Frontmar V), realizada no litoral do Espírito Santo desde a última quarta-feira (19) e encerrada neste domingo (23). O material apreendido foi distribuído para 80 instituições nesta segunda-feira (24). Os responsáveis pelas embarcações receberam multa de R$ 100 mil e vão responder por crime federal e ambiental. Ninguém foi preso.

Participaram da operação a Marinha do Brasil , por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Superintendência Regional da Polícia Federal e Receita Federal.

De acordo com o Ibama, as embarcações não possuíam autorização de pesca para algumas espécies de peixes, mas cerca de 90% da carga encontrada nas embarcações não estava na lista de autorizações. Entre os peixes apreendidos, foram identificadas as espécies albacora, olho de boi, bonito e atum.

O pescado apreendido foi distribuído pelo projeto Mesa Brasil para instituições de caridade previamente cadastradas. A distribuição foi feita na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) na BR-262, em Cariacica. A quantidade do pescado variou de acordo com o número de pessoas beneficiadas nas instituições.

Fonte: G1-Espírito Santo