SAÚDE

Oito unidades de Saúde ampliam trabalho de Atenção Básica

Até o fim de outubro, será iniciado o matriciamento de profissionais de oito unidades de saúde.

Em 21/10/2014 Referência JCC

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia, até o final de outubro, o matriciamento de profissionais de oito unidades de saúde de Vila Velha, que trabalham com o atendimento de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – diabetes, hipertensão, doenças respiratórias crônicas, obesidade e câncer.

O objetivo do matriciamento é garantir que as equipes que trabalham na Atenção Básica de Saúde da rede – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – se vinculem aos pacientes e se responsabilizem pelas ações desencadeadas no processo de assistência, garantindo a integralidade da atenção em todo o sistema de saúde. Consiste em uma forma de orientação teórica e prática permanente, para que os profissionais possam realizar o atendimento às pessoas com DCNT.

Segundo o coordenador do Departamento de Programas Especiais da Semsa, Flávio Ignes Tristão, o matriciamento é a prestação de formação técnica e pedagógica oferecido por um especialista em uma área específica, com o objetivo de facilitar o manejo e atendimento clínico de pacientes atendidos pela Atenção Primária de Saúde.

“No nosso caso, o médico matriciador vai orientar as equipe das unidades de saúde do município quanto à conduta mais adequada ao tratamento dos pacientes com doenças crônicas. Em muitos casos, o atendimento ao paciente pode ser finalizado na própria unidade de saúde, ao invés de ser encaminhado a especialistas. O nosso objetivo é o de realizar, até o próximo ano, o matriciamento em todas as 18 unidades do município”, explicou Flávio Tristão.

O projeto será iniciado nas unidades de saúde da Glória, Ibes, Coqueiral de Itaparica, Vale Encantado, São Torquato, Ulisses Guimarães, Jardim Marilândia e Barra do Jucu.

Doenças crônicas

São consideradas doenças crônicas aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

Com grande relevância em nível mundial, também no Brasil, as DCNT são as principais causas de morte e de perda da qualidade de vida. Com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e lazer, representam grande impacto financeiro nas famílias e nos sistemas de saúde.

Na rede de cuidados às DCNT são envolvidas doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes melittus, doenças respiratórias crônicas e câncer, além dos fatores de risco representados pelo tabagismo, alimentação não saudável, inatividade física, consumo nocivo de álcool, colesterol aumentado, excesso de peso e obesidade.

“Os pacientes que procuram os serviços do município recebem orientações sobre prevenção das DCNT e seus fatores de risco, bem como o tratamento na unidade da saúde mais próxima de sua residência, realizado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e farmacêuticos. Caso seja necessário, os pacientes são encaminhados para consulta com especialista”, finaliza.

Fonte:PMVV