CIDADE

Onda de roubos a pessoas aumenta 30% em 2017 no ES

Segundo a Polícia Civil, de janeiro a agosto de 2016, foram registrados 7.970 casos.

Em 30/08/2017 Referência JCC / Danielle Cariello, TV Gazeta

O número de roubos a pessoas no Espírito Santo aumentou em 30% de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Polícia Civil, de janeiro a agosto de 2016, foram registrados 7.970 casos, sendo que no mesmo período deste ano foram 10.359.

“Isso para eles já virou rotina, de entrar, assaltar, até de matar. Eles não estão preocupados com isso mais. Hoje em dia, a insegurança é muito grande mesmo, muito grande”, falou o comerciante Gilberto Vasconcelos.

O leiturista Rafael Souza disse que não é possível sentir segurança em lugar nenhum do estado. “Impossível estar seguro com a rotina que a gente tem hoje em dia e com a insegurança, lógico. Falta de tudo um pouco, como policiamento e respeito ao próximo”, disse.

Para o delegado Fabiano Rosa, o problema dos roubos no estado é intensificado pela legislação penal branda que o Brasil adota.

“Você percebe que a polícia prende, daqui a um determinado tempo, o indivíduo é solto, porque a legislação é branda, fraca. Tem horas que eu prendo o indivíduo e, quando pego a ficha criminal dele, ele tem 10 passagens. Há uma lei de execução penal também branda, em que o indivíduo fica 1/6 no regime fechado e, daqui a pouco, vai para o semiaberto. Então, você vê que a polícia está sempre refazendo o mesmo trabalho”, destacou.

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)