TEMAS GERAIS

ONS propõe medidas para escassez hídrica na Amazônia

De acordo com ONS, a medida é necessária diante dos cenários de previsão meteorológicas

Em 05/10/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Defesa Civil/ Porto Velho

O ONS informou ainda que na busca de soluções preventivas, indicou “a retomada da disponibilidade das térmicas Termonorte I e II, instaladas em Porto Velho (RO), para complementação do atendimento ao horário de maior demanda de energia nas regiões Acre e Rondônia”.

Diante da condição crítica de seca na qual se encontra a bacia do Rio Madeira, na Amazônia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou que os órgãos competentes “declarem a situação excepcional e temporária de escassez hídrica para a bacia”.

De acordo com o ONS, a medida é necessária em decorrência dos cenários de previsão meteorológicas que não indicam a melhoria desse panorama nos próximos dias.

>> Outubro terá temperaturas acima do normal em parte do país

“Com isso, será possível implementar medidas efetivas urgentes que permaneçam garantindo o suprimento de energia na região”, disse o órgão em nota.

A recomendação foi feita durante a participação do ONS, na quarta-feira (4), na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O ONS informou ainda que na busca de soluções preventivas, indicou “a retomada da disponibilidade das térmicas Termonorte I e II, instaladas em Porto Velho (RO), para complementação do atendimento ao horário de maior demanda de energia nas regiões Acre e Rondônia”.

Uma outra medida acertada na reunião do conselho é a realização de um estudo sobre resiliência climática do sistema elétrico dos estados do Acre, Rondônia e Amapá. A coordenação caberá à Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (SNTEP/MME), com o apoio do ONS e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O objetivo desta iniciativa é ampliar a capacidade de manter o atendimento eletroenergético em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do rio Madeira”, informou.

Conforme o ONS, ainda no encontro foi aprovada a terceira revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, acelerando o processo de entrada em operação das usinas vencedoras do leilão da Aneeel e da integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O ONS destacou que a severa seca em bacias da Região Amazônica, que resulta na mais grave estiagem nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Amapá é o motivo das decisões excepcionais.

“O ONS reforça ainda o seu compromisso com a gestão equilibrada de recursos, considerando sempre nas suas decisões a manutenção da segurança do SIN e a minimização do custo global da operação”. (Por Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)

Leia também:

Outubro terá temperaturas acima do normal em parte do país
Eleitores esperam conselheiros tutelares mais comprometidos
Detran|ES fiscaliza Transporte Escolar na Grande Vitória
Bares e restaurantes pedem retomada do horário de verão
Casamento comunitário tem mais 200 vagas abertas na Serra
Centro de Referência da mulher oferece curso para cuidadora
Vila Velha abre vagas para curso sobre pavimentação de vias
Guarapari abre inscrições para curso Cozinha Mediterrânea
Serra: Inscrições abertas para curso de garçom e cozinheiro
Anchieta abre inscrições para curso de recepção
Inscrições abertas para cursos de garçom e auxiliar de cozinha

TAGS:
ONS | MEDIDAS | ESCASSEZ | AMAZÔNIA | PREVISÃO