CIDADE

Operação Verão conta com mais de 800 policiais nas praias do Rio.

Iniciativa na orla começou na manhã deste sábado (24).

Em 24/09/2016 Referência JCC

A Operação Verão nas praias do Rio começou neste sábado (24). Policiais reforçavam o patrulhamento em toda a orla da cidade já nas primeiras horas do dia. A novidade neste ano é que o Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio, também vai fazer parte da iniciativa e terá reforço policial. No Arpoador, um carro da PM e da fiscalização da prefeitura estavam fazendo patrulhamento. Por volta das 8h30 a praia ainda estava vazia.

O porta-voz da PM, capitão Maicon Pereira, afirmou que mais de 850 PMs irão atuar nas praiais da Cidade Maravilhosa.

Além disso, a iniciativa contará com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Ordem Pública e da Guarda Municipal.

 ''A Polícia Militar vai atuar junto com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, secretaria especial de Ordem Pública e a Guarda Municipal. Vamos colocar 850 policiais militares atuando nos finais de semana nas praias", afirmou Pereira.

Segundo o capitão, neste fim de semana os policiais vão atuar em 32 pontos de abordagem a veículos e coletivos que estão se deslocando para a praia. A orla contará com os policiais do batalhão de policiamento de grandes eventos.

"São policiais que tem experiência em tecnologia não letais e vão trabalhar na areia e na orla", disse o capitão da Polícia Militar.

O G1 conversou com alguns pedestres que caminhavam na orla das praias, onde tinha o reforço policial. O morador do Rio Paulo Marcos Valiante , de 57 anos, afirmou que a Operação Verão é imprescindível para a segurança dos banhistas.

"Hoje é imprescindível esse tipo de ação. Qualquer correria na praia o pessoal já acha que é arrastão. Tem que ter controle sobre isso. Esta operação é importante para todo mundo que frequenta a praia, me sinto mais seguro para passear por aqui”, disse.

Tumultos em Copacabana
No final de agosto e início de setembro a Polícia Militar registrou tumultos provocados por diversos grupos, incluindo menores na orla carioca. Uma operação na semana passada, a Polícia Militar apreendeu  92 pessoas, a maioria adolescentes, que causaram em Copacabana, na Zona Sul.

De acordo com a Guarda Municipal, os agentes receberam reclamações da população de que os menores estariam assediando pedestres e aproveitando a confusão para realizar furtos.

Fonte: g1-RJ