CIDADE

Orientações e ajustes marcam o primeiro dia útil do Integra Vitória/ES.

fiscais estão posicionados em pontos de ônibus de diferentes locais de Vitoria.

Em 06/10/2015 Referência JCC

Para tirar dúvidas dos passageiros no primeiro dia útil de funcionamento do Integra Vitória, fiscais estão posicionados desde as primeiras horas desta segunda-feira (5) em pontos de ônibus de diferentes locais, como Reta da Penha e Sambão do Povo, bem como dentro dos micro-ônibus.

Os fiscais também monitoram a lotação dos ônibus, solicitando carros reservas quando as linhas chegam muito cheias a esses pontos. A principal dúvida dos usuários é em relação ao tempo para embarcar no próximo ônibus. Alguns estão confundindo o tempo de espera para embarcar no segundo ônibus com o tempo da viagem. Assim que eles saem do micro-ônibus, eles têm até 30 minutos para pegar o outro coletivo. 

Segundo o gerente de Planejamento do Sistema de Transporte de Vitória, Heleno Barros, com a remodelagem das linhas de micro-ônibus, o tempo máximo entre uma viagem e outra foi reduzido para, no máximo, 20 minutos. "Os ônibus com maior intervalo de tempo entre as viagens eram justamente os micro-ônibus, que, com o Integra Vitória, farão todo o trajeto no interior dos bairros até as vias de integração em, no máximo, 20 minutos", explicou.

A secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, explicou que os passageiros irão perceber as vantagens do sistema assim que estiverem adaptados. "É um momento de adaptação, mas, com toda a orientação, nós faremos esse sistema funcionar cada vez melhor". 

Ajustes

Desde o início da divulgação do Integra Vitória, a equipe técnica da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) vem realizando ajustes nos trajetos das linhas de micro-ônibus e dos ônibus convencionais, procurando atender às demandas da maioria dos usuários.

Assim, a linha do micro-ônibus 111 (Bairro do Moscoso/Atlântica Ville via Av. Vitória) foi remodelada e uma nova linha foi criada, a 026, que liga a região à Grande Goiabeiras, por meio do ponto de integração na avenida Adalberto Simão Nader, onde passam as linhas convencionais 112 e 212.

Outro ajuste foi na linha 173 (Tabuazeiro/Rodoviária, via Marechal Campos), que em princípio iria voltar da rodoviária, mas, após ouvir a população e realizar os estudos técnicos, a linha vai até o Sambão do Povo para realizar a integração. Assim, os moradores dos bairros Bela Vista, Caratoíra e Santo Antônio serão beneficiados.

"As equipes estão em contato com as comunidades para estudar as sugestões apresentadas e, então, fazer outros ajustes", explicou o secretário da Setran, Josivaldo Barreto.

Cartão

A integração entre os coletivos é possível graças à tecnologia presente no Cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte), pois ele calcula o tempo do trajeto do ponto onde o usuário faz o pagamento até o último ponto de integração. Procure o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) para fazer o cartão.

Para facilitar o acesso das pessoas ao Cartão Siga Vitória, o Setpes está cadastrando os usuários e vendendo créditos dentro dos micro-ônibus e nos próprios pontos.

Os usuários que ainda não têm o cartão também podem ir até a sede do Setpes, localizada na rua Constante Sodré, 265, em Santa Lúcia, para adquiri-lo.

Fonte:PMV