CENÁRIO EMPREENDEDOR

Os desafios da gestão em tempos difíceis.

Quem não aprende com os seus erros, está propenso a cometê-los novamente.

Em 07/06/2016 Referência JCC

Há tempos, o cenário econômico brasileiro não tem se mostrado nada favorável, em todos os sentidos e setores - mais ou menos como um paciente de UTI, assistido por uma equipe ruim. Em razão disso, é comum ouvir empresários reclamando, questionando e até esbravejando contra a situação econômica e política do nosso país. Alguns chegam a dizer que 2015 é um ano para ser esquecido, definitivamente.

Diz o ditado que, quem não aprende com os seus erros, está propenso a cometê-los novamente. Logo, não seria a decisão mais inteligente, simplesmente se esforçar para tentar esquecer os desastres deste ano, independentemente de quem os tenha provocado, mas sim, aprender boas lições com eles. Até por que o próximo ano já está batendo à nossa porta, reproduzindo efeitos sonoros não tão animadores assim.

Apesar das tantas turbulências e adversidades 2015 nos proporcionou valiosos ensinamentos e oportunidades. Talvez, o mais rico de todos os ensinamentos está diretamente relacionado à necessidade de “reaprender” a gerenciar empresas, finanças, pessoas, negócios e processos, realinhando as estratégias com o propósito de fazer mais e melhor, com menos.

Não há dúvidas de que, num momento ou outro, essa onda negativa irá passar. Quem estiver mais bem preparado, certamente irá decolar na frente, com maior velocidade. Será este o momento de identificar as empresas que seguirão adiante, cada vez mais organizadas e fortes, enquanto outras ficarão pelo caminho, sem recursos suficientes para honrar seus compromissos e, muito provavelmente, sem histórias para contar.

A diferença entre quem segue e quem fica é a maneira como seus pensadores se anteciparam ao perigo, readequando e ajustando seus processos em tempo de estancar a fuga do oxigênio do negócio.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.