ECONOMIA INTERNACIONAL

Ouro tem forte alta após tombo da criação de empregos nos EUA.

O contrato para agosto fechou em alta de 2,50%, a US$ 1.242,90 por onça-troy.

Em 03/06/2016 Referência JCC

Os futuros do ouro registraram um salto nesta sexta-feira (3), após o relatório de emprego dos Estados Unidos mostrar a menor leitura desde setembro de 2010.

O contrato para agosto fechou em alta de 2,50%, a US$ 1.242,90 por onça-troy na New York Mercantile Exchange (Nymex), o maior ganho diário desde 17 de março.

Nesta sexta-feira, o Departamento do Trabalho divulgou que foram criadas 38 mil vagas em maio nos EUA, número quatro vezes menor que a expectativa dos analistas, de 158 mil vagas.

Os dados foram um balde de água fria nas expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pudesse elevar os juros já na próxima reunião, que acontece em 14 e 15 de junho.

"Agora que tivemos uns dados realmente ruins... As chances (do Fed) elevar os juros estão fora do escopo", disse Bob Haberkorn, analista sênior de mercado da RJO Futures.

Os preços do metal dourado vinham recuando nas últimas semanas, após uma série de comentários de dirigentes do Fed alertando para a possibilidade de um novo aperto monetário nas próximas semanas. No entanto, a fragilidade do payroll de maio jogou por terra essas expectativas. Isso levou muitos investidores, principalmente institucionais, a ajustar posições em favor do ouro, disse Peter Hug, diretor da Kitco Metals.

O ouro compete com títulos do Tesouro norte-americano pela preferência de investidores que buscam ativos seguros.

Fonte: Dow Jones Newswires